Automatizar tarefas, ganhando em produtividade e eficiência, é uma forte tendência que tem crescido em todos os segmentos de mercado. Direcionar o potencial da tecnologia e da inovação a favor da rotina de trabalho, afinal, é uma decisão que só traz benefícios para o dia a dia dos profissionais e para a geração de resultados.

No setor de TI, não é diferente: seja para prestadores de serviços da área ou organizações de todos os portes, a automação dos processos de TI é sinônimo de otimização, mais foco estratégico e mais competitividade.

A seguir, saiba por que e como automatizar o fluxo de trabalho no segmento, potencializando as conquistas!

Por que automatizar?

Primeiro, vale reforçar que a automação dos processos de TI não beneficia apenas o setor, mas toda o negócio. Como as tarefas são otimizadas, a produtividade nas entregas aumenta e os esforços do time podem ser direcionados para ações mais estratégicas para a empresa.

Assim, o foco “naquilo que importa” é uma das principais vantagens da automatização, visto que os profissionais poderão investir seu tempo e seus esforços em processos ligados à atividade-chave do negócio, como melhorias na experiência dos clientes ou correções no funcionamento da infraestrutura de TI.  

Os custos com mão de obra também são reduzidos, visto que tarefas operacionais e repetitivas – que antes ficavam sob a responsabilidade de funcionários – podem ser desempenhadas com o auxílio da tecnologia.

É interessante mencionar, ainda, que a automação também minimiza erros nos processos. Se atividades de rotina e de repetição podem parecer mais simples à primeira vista, a verdade é que também são uma das principais fontes de falhas cotidianas.

Ao automatizar rotinas, você elimina o erro humano e conta com uma execução mais confiável e segura das tarefas operacionais.  

Automação dos processos de TI: 4 dicas para fazer

1. Mapeie os processos de TI

No caminho para a automação, a primeira etapa é mapear todos os processos (ou tarefas sistematizadas para se atingir um objetivo) do seu setor de TI ou da sua prestação de serviços.

Só com esse entendimento será possível passar para o próximo passo, que é identificar as rotinas que podem ser automatizadas com tranquilidade. Aqui, uma dica é traçar seu panorama de trás para frente: liste suas entregas ou serviços e vá relacionando os passos necessários até chegar até elas.

2. Faça um levantamento das tarefas de repetição

Com o mapeamento em mãos, é hora de levantar quais são as tarefas repetitivas do dia a dia. Vale destacar que essas são as tarefas que mais comprometem a produtividade do time, além de representarem o maior potencial de falhas.

A boa notícia, nesse sentido, é que toda atividade que funciona em uma lógica de repetição pode ser automatizada.

Portanto, identifique as tarefas repetitivas para formular um plano de ação para automatizá-las, garantindo mais qualidade na execução dessa mudança.

3. Use as novas tecnologias como aliadas

Hoje, é possível contar com o apoio das mais diversas tecnologias para otimizar, automatizar e facilitar a execução dos processos de TI. Não hesite em pesquisar e apostar em novas ferramentas e soluções.

Computação em nuvem, soluções que permitem o acesso remoto e favorecem a mobilidade, sistemas de help desk, ferramentas de automatização e gerenciamento de backup, dentre outras, devem ser consideradas no seu planejamento.

4. Acompanhe e avalie os processos periodicamente

Como qualquer outro processo bem-feito, a automação de processos de TI exige acompanhamento, avaliação e mensuração de resultados.

Embora a automação signifique mais confiabilidade e redução de erros na realização de tarefas de rotina, é fundamental checar o funcionamento desses processos regularmente, identificando pontos de melhoria ou mesmo mudanças na estratégia (é o caso de backups automáticos, por exemplo, que demandam o devido monitoramento).

4 processos de TI que você deve automatizar

Afinal, o que pode ser automatizado? A seguir, listamos 4 processos importantes de rotina que podem (e devem) se beneficiar da automação. Confira!

Backups

Sem dúvidas, o backup é uma das tarefas de rotina mais importantes para qualquer negócio. Vale lembrar que o backup tem como principal objetivo garantir a segurança das informações armazenadas, permitindo que elas possam ser resgatadas caso imprevistos ou outros desastres aconteçam.

Dessa maneira, o backup cria e armazena cópias de segurança dos dados em um servidor. Atualmente, com as novas ferramentas e o avanço da tecnologia em TI, é possível automatizar o processo e assegurar ainda mais segurança para informações valiosas.

O ideal, nesse cenário, é apostar em uma estratégia de backup automático híbrido, apostando no backup automático tanto na nuvem (via cloud computing) quanto em servidores locais.

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Testes de produtos

Os testes de novos serviços, sejam sistemas, aplicativos ou demais projetos, certamente são uma tarefa que demandam muito tempo e esforços repetitivos da equipe. Hoje, há ferramentas específicas para automação de testes que podem simplificar e muito a tarefa, conferindo inclusive qualidade e escalabilidade para os testes.

Espaço do servidor: liberação de espaço e limpeza

Não é raro que os servidores saiam do ar devido à falta de espaço. Nesse sentido, mais uma vez, as ferramentas de automação são grandes aliadas e podem notificar quando o servidor estiver no seu máximo limite. Alguns sistemas, inclusive, realizam uma limpeza prévia.

Redefinir senhas

Até mesmo para primar pelas melhores práticas de segurança, a redefinição de senhas é uma atividade comum e rotineira de TI que pode ser automatizada.

Os esforços (e o tempo) de um programador, nesse cenário, podem ser substituídos por um sistema específico para fazer o gerenciamento automático do desbloqueio e da reformulação de senhas.

Esperamos que nossas dicas sejam úteis para te ajudar a implementar a automação dos processos de TI na sua empresa! Com as tecnologias certas e a eliminação de tarefas repetitivas da rotina, o resultado é mais ganho de tempo e mais resultados.

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