Será que você já caiu em algum deles? Os mitos sobre segurança da informação existem e acabam por prejudicar os processos de diversas empresas que não investem na proteção adequada para seu banco de dados.

Devido a falhas de informação, é comum que gestores desperdicem grande parte de seus orçamentos com ações e estratégias de TI que não geram resultados – e percam a chance de fazer investimentos assertivos nesse segmento.

No artigo de hoje, descubra 7 mitos comuns sobre o assunto e melhore a qualidade dos procedimentos de segurança no seu negócio!

Desfaça agora estes 7 mitos sobre segurança da informação!

1. A nuvem não é segura

Apesar da utilização massiva da nuvem pelas empresas, este de fato é um dos mitos mais fortes quando o assunto é segurança da informação! Muitos gestores (especialmente os mais leigos em TI) tendem a não confiar na segurança de um ambiente “abstrato” que independe de armazenamento físico.

A verdade, porém, é que as mídias físicas (como os servidores internos) não oferecem a proteção necessária aos dados corporativos. Um bom provedor de cloud promove, para qualquer negócio, as camadas de proteção possibilitadas por qualquer servidor e ainda mais, prevenindo também qualquer chance de vazamento ou troca indesejada de conteúdo entre clientes da mesma nuvem.

2. A restauração de dados é um processo lento

Na verdade, a velocidade da restauração está diretamente ligada à conexão com a internet e à agilidade do download do backup de dados – e não à solução. De uma maneira geral, os serviços de backup na nuvem  não restringem essa velocidade de download, permitindo que a recuperação de informações seja realizada de forma rápida (principalmente se o prestador de serviços oferecer um apoio de qualidade).

Há, inclusive, soluções que possibilitam que o cliente receba uma entrega expressa do disco rígido com todos os dados, anulando a necessidade de esperar o download de todo o backup.

De toda forma, o ideal é sempre ter uma cópia física do backup de dados armazenada em segurança – dessa forma, a empresa possibilita restaurações velozes caso necessário, sem a necessidade de internet.

3. Dados armazenados na nuvem são mais vulneráveis a ataques

A computação na nuvem é um grande alvo de mitos e crenças! Um outro exemplo é a ideia (equivocada) de que as informações armazenadas no ambiente cloud estão mais suscetíveis a ataques e ameaças cibernéticas.

Em muitas das vezes, esse raciocínio surge da desconfiança de que o prestador de serviços cloud, que gerencia diversos dados de clientes na nuvem, não consiga ir de encontro às demandas de proteção das informações corporativas.

O que ocorre de fato, como vimos, é que a nuvem cria camadas adicionais de segurança, permitindo inclusive o monitoramento de possíveis ameaças, o que abre espaço para a manutenção de falhas e brechas de proteção dos dados. A contaminação por malwares e ameaças externas, portanto, é significativamente reduzida.  

4. Backups  são procedimentos caros

Os custos para contratar um bom serviço de cloud backup já foram altos, mas isso não reflete mais realidade atual: hoje, os preços de contratação de backup gerenciado de qualidade estão cada vez mais acessíveis.

Vale a pena acrescentar, ainda, que de toda forma o valor pelo serviço sai muito menor do que um quadro de perda parcial ou total dos dados sigilosos e estratégicos do seu negócio – e dos seus clientes.

O mito dos altos preços do backup também inclui um outro mito embutido: o de que apenas grandes organizações investem no procedimento. Pelo contrário, cada vez mais pequenas e médias empresas apostam na prática para garantir a disponibilidade das suas informações (principalmente porque as PMEs estão entre os alvos mais visados por cibercriminosos).

Por fim, é importante destacar que o backup na nuvem apresenta um ótimo custo-benefício, sendo adaptável a diferentes portes de negócio. As empresas investem de maneira proporcional aos recursos que utilizam,eliminando também os gastos com espaço físico, infraestrutura e logística.

Saiba Mais: Serviços gerenciados de TI: como funcionam e por que investir?

5. Qualquer pessoa pode acessar arquivos na nuvem

O compartilhamento de conteúdo (que é possível na nuvem pública) assusta muita gente em se tratando de segurança. Se é impossível compreender as intenções de todos os usuários que compartilham o mesmo ambiente, a grande maioria é usuária legítima da plataforma.

De toda forma, é um mito que o simples compartilhamento do ambiente da nuvem pode dar acesso ao conteúdo da sua empresa a outros usuários. A segurança na nuvem subentende a criptografia da informação em trânsito, o que impede o deciframento de potenciais brechas de proteção.

6. Backup e armazenamento são a mesma coisa

Eis outro engano bastante comum! Esse mito pode ser inclusive perigoso, visto que o armazenamento na nuvem não assegura tanta proteção quanto o backup.

Como o nome diz, o armazenamento na nuvem é um serviço para guardar dados, permitindo inserir os arquivos na nuvem e acessá-los de qualquer dispositivo conectado à internet.

Embora essa prática possa poupar espaço no HD e proteger a informação contra danos físicos (pois o conteúdo estará no ambiente cloud), ela não realiza cópias dos dados, mas apenas centraliza o armazenamento dos mesmos para que possam ser acessados remotamente. O Dropbox e o Google Drive são exemplos famosos do armazenamento em cloud.

Por sua vez, o backup na nuvem cria cópias de segurança de todos os dados armazenados, mantendo-os disponíveis ainda que haja problemas com o HD e a exclusão de arquivos.

7. O uso de criptografia só é indicado para grandes organizações

Não, a tecnologia da criptografia de dados não é utilizada apenas por governos e grandes corporações, como o cinema pode nos fazer acreditar.

Voltada tanto para a segurança da informação quanto para controlar o acesso e promover mais eficiência ao sistema, a criptografia se torna uma realidade cada vez mais frequente para negócios de todos os portes, aliando-se inclusive à gestão de dados na nuvem e aos procedimentos de backup.

Saiba Mais: Criptografia: conheça a tecnologia que aumenta a segurança nas empresas (e protege sua reputação)

Para ajudar você a potencializar a segurança da informação na sua empresa, elaboramos um Guia Definitivo para proteger seu negócio contra o Ransomware, o crime virtual que tem feito cada vez mais vítimas no Brasil e no mundo.

FAÇA O DOWNLOAD  GRATUITO DO MATERIAL:

Deixe um comentário

×