O tema da proteção cibernética nunca esteve tão em alta. Com o crescimento vertiginosos das ameaças hacker e a dependência cada vez maior das empresas em relação aos ambientes digitais, aumenta também a preocupação com os riscos de segurança da informação e as melhores práticas para minimizar esse problema. 

Diante desse cenário, vale a pena retomar o conceito: trata-se dos riscos que ameaçam os próprios pilares da segurança da informação – confidencialidade, integridade e disponibilidade. Veja: 

  • confidencialidade: assegura a proteção da informação contra o acesso não autorizado;
  • integridade: garante que os dados mantenham suas características originais, tais como foram definidas no momento em que foram criados;
  • disponibilidade: assegura que as informações estejam à disposição de gestores e colaboradores para consulta a qualquer momento, garantindo sua acessibilidade. 

De forma resumida, esses pilares (que ainda incluem autenticidade, irretratabilidade e responsabilidade em algumas concepções) visam garantir a proteção e a integridade dos dados, atuando contra roubos, vazamentos e violação de informações. 

É fundamental, dessa forma, agir para prevenir que dados confidenciais/estratégicos se percam, combatendo ameaças cibernéticas e mantendo as informações acessíveis apenas para os colaboradores autorizados. 

A seguir, saiba mais sobre os principais tipos de riscos de segurança da informação e os melhores métodos para minimizá-los – quer você seja um gestor de empresa ou um prestador de serviços de TI. Confira! 

Quais são os principais riscos de segurança da informação? 

Desatualização de softwares 

Essa é uma vulnerabilidade muito mais comum do que se imagina, estando presente na grande maioria das empresas. A situação é bastante alarmante, tendo em vista que a falta de atualização dos softwares utilizados é uma grande brecha de segurança. 

Na prática, os sistemas desatualizados apresentam erros de código e outros problemas que são verdadeiras porta de acesso para ataques hacker e roubo de informações. 

Manter os softwares em suas últimas versões lançadas, assim, é uma prática proativa em segurança da informação que deve ser disseminada para todos os funcionários. As atualizações deve ser realizadas assim que forem disponibilizadas pelos fabricantes. 

Leia Mais: Política de segurança da informação: como elaborar e implementar? 

Phishing 

Eis um dos malwares ou cibercrimes que mais estão em alta nos dias de hoje: o phishing. Como o termo indica (phishing, do inglês, vem de “fishing”, que quer dizer “pesca”), é uma ameaça em que os criminosos tentam “pescar” os dados dos usuários, usando uma isca para enganá-los. 

Geralmente aplicado na forma de e-mail, o phishing é um crime virtual no qual os hackers induzem os usuários a revelarem informações confidenciais, a exemplo de senhas, CPF e dados bancários.

Ataques direcionados 

Esse tipo de ataque virtual é um bom demonstrativo da sofisticação dos cibercrimes atuais, que estão se tornando cada vez mais específicos e segmentados. 

Nesse sentido, os ataques direcionados são ameaças virtuais que se baseiam em informações de uma dada empresa ou instituição para atacar de forma direcionada, isto é, mirando um alvo específico. 

Por esse motivo, os criminosos fazem um estudo prévio da empresa e se preparam para fazer o ataque, geralmente aplicando táticas de engenharia social para levar seus profissionais a cometer um erro, como pagar um determinado boleto ou depositar dinheiro em uma certa conta. 

Ransomware 

Com os famosos ataques do WannaCry em 2017 (que fez vítimas em todo o mundo), o ransomware se tornou um dos principais terrores do ciberespaço, figurando ainda na lista dos maiores riscos de segurança da informação da atualidade. 

Esse crime virtual promove uma espécie de sequestro de dados, agindo para criptografar as informações dos computadores das vítimas e impedindo o acesso elas. A partir daí, é solicitado um resgate em bitcoins ou criptomoedas – sem o pagamento, não há liberação da chave. E é claro que não há nenhuma garantia de devolução dos dados. 

Para se ter uma ideia, os prejuízos para os negócios com o ransomware chegou a 5 bilhões de dólares em 2019. 

→ E-book (GRÁTIS) – Ransomware: o guia definitivo para identificar e combater a ameaça 

Adware 

O termo “adware” deriva de “ad” (“anúncio”, em inglês). Nesse sentido, trata-se de um tipo de malware que performa publicidades não solicitadas através dos navegadores de internet. A partir daí, eles podem redirecionar os usuários para sites maliciosos, abrir novas abas ou modificar a página original de navegação. 

Normalmente, o adware se dissemina sob o disfarce de um software legítimo. 

Erro humano: descuido/desinformação dos colaboradores 

É isso mesmo: uma das “fontes” principais de riscos de segurança da informação nas empresas são os próprios funcionários. 

Sem instrução sobre as melhores práticas e precauções de proteção dos dados corporativos, muitos colaboradores acabam clicando em links maliciosos, baixando arquivos com malware, acessando sites suspeitos e até mesmo compartilhando informações empresariais sigilosas com terceiros. 

Por esse motivo, implementar treinamentos eficientes em segurança e implementar uma política empresarial na área são ações cruciais. 

Vale destacar, aqui, que listamos alguns dos principais riscos de segurança da informação, mas eles existem em uma variedade impressionante. 

Considerando os diversos crimes cibernéticos, a falta de iniciativas/tecnologias de proteção nas empresas, os possíveis desastres naturais e a carência de treinamento dos funcionários, os riscos são inumeráveis!

Leia Mais: Gestão da segurança da informação: como oferecer para seus clientes?

Riscos de segurança da informação: como proteger sua empresa e seus clientes? 

Para assumir uma estratégia realmente eficiente na redução dos riscos de segurança da informação, é preciso adotar uma postura proativa e preventiva

De fato, apenas remediar os problemas e lidar com os danos não basta (e não é nada inteligente): é fundamental prevenir e evitar incidentes que possam acarretar grandes danos às empresas e aos seus clientes. 

Nesse sentido, o monitoramento constante de ameaças e o gerenciamento de riscos são medidas fundamentais. Isso inclui principalmente as seguintes práticas: 

Backup 

Para prevenir graves crises decorrentes da perda de dados, a implementação de um backup automático, periódico e gerenciado é fundamental. A modalidade híbrida é a mais indicada, promovendo o armazenamento local e na nuvem. 

Treinamento de segurança para a equipe 

É preciso que todos os colaboradores sejam educados acerca das melhores práticas em segurança cibernética, implementando hábitos positivos de navegação e gerenciamento dos dados de trabalho. 

Sem engajamento de todos e conscientização sobre os riscos, nenhuma estratégia será eficiente! 

Softwares de segurança

Contar com uma boa ferramenta anti-malware, antivírus e firewalls também é uma etapa crucial. Para os prestadores de serviços e provedores de serviços gerenciados em TI, oferecer essa tecnologia para seus clientes é uma demanda cada vez mais recorrente – e indispensável. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Para reduzir significativamente os riscos de segurança da informação e potencializar a proteção do seu negócio e/ou dos seus clientes, conheça todos os recursos do Acronis Cyber Protection, a plataforma mundialmente reconhecida que integra tecnologias avançadas para excelentes resultados! 

Créditos da imagem de destaque: freepik 

Deixe um comentário

×