No universo da TI, muito se fala sobre a importância das habilidades técnicas (hard skills) para crescer na carreira. A realidade do mercado, no entanto, vem apontando para a necessidade de um profissional mais completo, com destaque para habilidades sociais importantes para uma evolução na área: são as chamadas soft skills para profissionais de TI. 

Colaboração, capacidade de comunicação, tomada de decisão: seja como funcionário de uma organização ou prestador de serviços, é cada vez mais imprescindível que o profissional saiba como trabalhar em equipe, colocar-se no lugar do cliente e pensar o trabalho de forma estratégica. 

A seguir, saiba por que o alto nível de conhecimento técnico não basta e confira 6 habilidades sociais que todo profissional de TI precisa desenvolver! 

Além da técnica: qual a importância das soft skills para profissionais de TI? 

As chamadas soft skills são habilidades comportamentais desejáveis para um profissional. Valorizadas pelos setores de RH em todas as áreas de atuação, essas competências atestam que não basta que um especialista seja referência técnica em seu segmento – em última instância, seu tato com pessoas e suas habilidades como indivíduo são fundamentais para uma trajetória de sucesso, compondo o perfil do “profissional do futuro”. 

No universo da TI, diante de tantas automações, sai na frente aquele que se destaca por suas habilidades interpessoais. Os desafios do setor – seja para funcionários de empresas ou empreendedores, como os prestadores de serviços – exigem uma postura colaborativa e apta a se comunicar com pessoas de outros backgrounds, explorando os problemas e potenciais da área de forma clara e assertiva (seja com clientes ou outros departamentos da organização). 

Nesse cenário, líderes de TI que contem com um bom nível de soft skills são capazes de criar e implementar inovações que farão a diferença para as empresas, pensando os objetivos de maneira estratégica. Ter essa “visão de negócio” que ultrapassa o repertório técnico abre espaço para propostas de redução de custos, aumento das vendas e maior produtividade, dentre outras vantagens. 

Cada vez mais encaradas como “atributos aliados” indispensáveis do profissional de TI, as soft skills são determinantes para o desenvolvimento dos negócios e a própria valorização do setor de TI – sem elas, as pessoas enxergam a área somente pelo seu viés técnico e não estratégico –  como uma eterna máquina de “apagar incêndios” e solucionar chamados. 

6 softs skills para profissionais de TI que você precisa desenvolver 

1. Capacidade de tomada de decisão 

O processo de tomar decisões estratégicas, a nível empresarial, só aumenta em complexidade. Mesmo considerando o processamento de dados por máquinas (em um âmbito que não seria possível por seres humanos), uma pessoa sempre será a responsável por assumir a decisão final, balanceando todos os riscos, prós e contras envolvidos. 

De fato, o advento da automação (que faz com que máquinas se responsabilizem pelas tarefas mais simples), deixa a cargo dos profissionais firmar as decisões de grande impacto. Para quem empreende e é profissional autônomo de TI, a questão só ganha em importância – a habilidade de fazer escolhas estratégicas é decisiva para o sucesso do negócio. 

2. Comunicação 

Uma pesquisa da empresa de consultoria West Monroe mostrou que a comunicação fica em primeiro lugar no ranking das soft skills mais desejáveis. No estudo, 62% dos funcionários de RH entrevistados afirmaram que lidaram com problemas advindos da falta de habilidade comunicativa verbal dos colaboradores de TI. 

De fato, os profissionais de TI mais bem-sucedidos são aqueles que sabem articular ideias, ouvir o feedback de clientes/colegas e conseguem comunicar o valor comercial de suas ideias, serviços e projetos à organização ou ao público. 

Vale lembrar, ainda, que a habilidade da comunicação também passa diretamente pela realização de um bom marketing (pessoal ou para o próprio negócio) e de argumentos sólidos de vendas, indispensáveis para a credibilidade e a imagem do trabalho. 

Saiba Mais: Vendas de TI: 7 dicas para contornar as objeções dos clientes 

3.  Flexibilidade 

Nenhum outro segmento de mercado se altera e evolui tão rapidamente quanto a indústria da tecnologia. Surgimento de novas soluções, novos desafios, novidades em infraestrutura, novos problemas a contornar: diante dessa realidade, a adaptabilidade é sem dúvidas uma das soft skills para profissionais de TI mais inegociáveis. 

Atuando em um departamento ou impulsionando seu próprio negócio, é comum se deparar com tarefas que levam mais tempo do que o esperado, ameaças à segurança da informação, projetos que precisam ser abandonados e demandas cada vez mais exigentes por parte dos seus clientes. Adaptar-se a diferentes cenários, aqui, é fundamental.

4. Pensamento analítico 

Dominar processos de forma automatizada não basta: aos profissionais de TI das mais diversas frentes, é exigida a capacidade de pensar estrategicamente, estudando as situações de diferentes perspectivas. Isso inclui propor soluções inovadoras para problemas complexos, formular ações para atrair e fidelizar clientes, incorporar as tendências de maneira inteligente. 

Como mencionamos, se as máquinas estão cada vez mais aptas a processar informações, a decisão final e analítica cabe ao ser humano.  

5. Mindset de crescimento 

De grande valor para todos os tipos de profissional, a mentalidade de crescimento tem um papel definitivo para quem atua em TI – e ainda mais valoroso para quem empreende em TI

Em uma indústria de evolução rápida e contínua, os profissionais de TI que se estagnarem, assumindo uma posição passiva diante do mercado, estarão renunciando a uma carreira de sucesso. Quando falamos do trabalho do futuro, todo e qualquer profissional deverá se manter em aprendizado e crescimento constantes. 

Adquirir essa soft skill envolve enfrentar os desafios com uma postura ativa, buscar desenvolver novos conhecimentos e aprender com os erros continuamente. 

6. Empatia ou inteligência emocional 

Em um primeiro momento, pensar em habilidades interpessoais parece ir contra ao próprio estereótipo do profissional de TI, que é o de um especialista isolado e focado em seu computador. 

Entretanto, a verdade é que a habilidade de se colocar no lugar do outro (empatia) e de criar relações interpessoais sólidas, baseadas na confiança, são traços extremamente importantes para quem atua na área de tecnologia. O contato positivo com o cliente, a capacidade de trabalhar bem em equipe e de se chegar às melhores soluções conjuntas são ótimos exemplos da inteligência emocional como soft skill

E então, o que achou do conteúdo? Das soft skills para profissionais de TI listadas acima, qual você julga ser a mais importante? Comente para nos contar sua opinião e aproveite para conferir 5 dicas imperdíveis de networking em TI! 

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