Cada vez mais popular entre as empresas, o investimento em outsourcing de TI veio para ficar. Os benefícios, afinal, são inúmeros: com a prática, é possível ganhar em eficiência e otimização sem precisar arcar com os altos custos de profissionais qualificados nas diferentes áreas do departamento de TI.  

Diante da escassez de especialistas nos mercados locais, recursos reduzidos e a demanda crescente por atualização no segmento tecnológico, a terceirização em TI permite às empresas (especialmente as PMEs) seguirem com seus planos de desenvolvimento com sustentabilidade financeira e tecnológica.  

Você sabia que o outsourcing de TI pode ser classificado em diferentes frentes? Conheça mais sobre essa tendência e seus tipos!

Recapitulando: o que é outsourcing de TI?

Em primeiro lugar, vamos à definição: outsourcing de TI consiste na prática de confiar um determinado tipo ou escopo de trabalho a uma empresa externa.

Segundo o Instituto Gartner, uma grande referência mundial em tecnologia, o conceito se refere ao uso de prestadores de serviços externos à organização para entregar TI de qualidade. Nesse sentido, o outsourcing pode ser definido como a terceirização de certas tarefas ou atividades estratégicas de um negócio, transferindo essas responsabilidades para um ou mais fornecedores.

De uma forma geral, o outsourcing de TI é aconselhado para as tarefas que não são relacionadas ao core business da empresa, tais como manutenção de equipamentos.

A prática, entretanto, pode ser aplicada às mais distintas funções do setor de tecnologia, desde a gestão de infraestrutura ao próprio gerenciamento de TI (muitas vezes, é mais vantajoso do ponto de vista financeiro e também de eficiência).

Suporte, desenvolvimento de software e atividades relacionadas à segurança da informação (como armazenamento de dados e backup) também são exemplos usuais de outsourcing, garantindo confiabilidade e expertise na realização dessas tarefas importantes e também mais disponibilidade de tempo e esforços para a empresa, que pode focar nas suas atividades-chave.

Vale acrescentar que a maior parte dos negócios terceiriza apenas algumas das funções e atividades de TI.

Quais são os Tipos de Outsourcing de TI?

É importante ressaltar que o outsourcing de TI é um conceito abrangente que abarca outras modalidades específicas. Nesse contexto, existem 3 formatos mais utilizados da prática:  nearshore, onshore e offshore. Confira:

Offshore Outsourcing

Nesse modelo de terceirização, os serviços são transferidos para o exterior, principalmente em países em desenvolvimento (que contam com alto grau de crescimento tecnológico e preços mais acessíveis). Índia, China e Brasil estão entre os países mais focados.

A modalidade permite que as empresas usufruam de um amplo leque de talentos, excelente ROI (retorno sobre o investimento) e mesmo da diferença de fuso horário. Um fuso horário muito diferente pode ser vantajoso para as empresas que precisam oferecer suporte contínuo para o cliente, por exemplo, ou demandam trabalho constante de manutenção e atualizações.

Dentre as principais atividades terceirizadas para o modelo de outsourcing estão assistência técnica, soluções ERP e CRM, desenvolvimento de sistemas personalizados e o gerenciamento de dados.

Onshore Outsourcing

Não é preciso buscar fornecedores internacionais para obter um excelente resultado com o outsourcing de TI – ao terceirizar serviços no Brasil, os gestores ainda evitam choques linguísticos e culturais. A facilidade de pagamento e o know-how de problemas e soluções locais também são benefícios.

A prática de onshore, portanto, se refere à prática de terceirizar os serviços dentro das fronteiras nacionais, muitas vezes usufruindo de melhores custos operacionais e trabalhistas.

Nós, da Backup Garantido, somos um exemplo de prestação nacional de excelência em TI, oferecendo inclusive excelência internacional em segurança da informação.

Nearshore Outsourcing

Similar ao offshore, o nearshore se diferencia por consistir na terceirização de serviços provenientes para países vizinhos, que possuem fuso horário, idioma e cultura semelhantes. No caso do Brasil, por exemplo, é comum contratar fornecedores na Argentina e no Chile.

Como vantagem em relação ao offshore, o nearshore traz uma comunicação bem mais facilitada devido às similaridades entre os países.

Por que as empresas investem no outsourcing?

É claro que os motivos que levam os negócios a apostarem no outsourcing variam bastante de acordo com as necessidades específicas de cada negócio. Podemos, no entanto, falar de alguns argumentos principais que impulsionam a decisão pela terceirização em TI.

Acompanhe:

Obstáculos internos: a problemática da mão de obra

As dificuldades internas estão certamente entre as principais razões por trás do outsourcing, principalmente para os negócios de menor porte. Montar uma equipe de especialistas em tecnologia, por exemplo, é um grande desafio porque esbarra nas limitações de recursos e, por vezes, até mesmo na escassez de mão de obra qualificada.

Com falhas nesse sentido, os negócios podem ter problemas para implantar novas tecnologias, fazer a manutenção rotineira de infraestrutura e cuidar adequadamente da segurança dos dados (definindo rotinas gerenciadas de backup, por exemplo), para citar algumas dificuldades mais comuns.

O outsourcing, nesse sentido, é uma excelente opção para solucionar a demanda de múltiplos profissionais a um bom custo-benefício.

Foco disperso: falta de tempo para a atividade central do negócio

Montar uma infraestrutura e uma equipe de TI adequadas às necessidades da empresa pode ser um processo extremamente trabalhoso e centralizador. Nesse contexto, é comum que o negócio negligencie as tarefas relativas ao core business, o que atravanca o desenvolvimento do mesmo.

O setor de TI, nesse sentido, é desviado de seu foco central para lidar com tarefas de suporte técnico e manutenção, desperdiçando tempo e esforços que poderiam ser direcionados para aumentar o diferencial competitivo da empresa.

Com o outsourcing, a empresa tem a tranquilidade de saber que as tarefas terceirizadas estão nas mãos de especialistas qualificados, podendo priorizar as ações-chave que garantem seu crescimento no mercado.

Necessidade de reduzir custos

A opção pelo outsourcing também é motivada pela necessidade de minimizar gastos com contratações para o setor de TI nas mais diversas frentes. Ao invés de ampliar a equipe interna com diferentes profissionais para atender às demandas (o que não se encaixa no orçamento de inúmeros negócios), terceirizar determinados serviços representa uma excelente alternativa de custo-benefício.

Saiba Mais: Terceirização de TI: como escolher as melhores parcerias?

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