Com computadores, smartphones e demais dispositivos sendo essenciais para o funcionamento de uma empresa, a área de tecnologia da informação passou a ter uma importância estratégica no mundo dos negócios. É por isso que conhecer os tipos de vulnerabilidade de TI é fundamental para qualquer organização.

Afinal, são essas vulnerabilidades que podem ser a porta de entrada para ataques cibernéticos, o que resulta em perdas gigantescas de dados e de dinheiro. Segundo pesquisa da consultoria em cibercrimes da Grant Thornton, em 2016 o Brasil teve um prejuízo de U$ 280 bilhões com ataques hackers. E o número de empresas impactadas subiu de 15% a 21%.

Se prevenir disso não é tão difícil quanto parece. É necessário, antes de tudo, ter uma equipe de TI bem treinada, possuir um sistema de backup gerenciado seguro e confiável e, para além disso, estar atento a eventuais falhas que a companhia pode ter em seus processos de segurança da informação.

Os principais tipos de vulnerabilidade de TI das empresas são as seguintes:

  • Hardware antigo;
  • Software ultrapassado;
  • Problemas nas credenciais de segurança;
  • Firewall e antivírus;
  • Falta de backup.

Neste texto, vamos explicar cada uma delas e, em seguida, fornecer algumas dicas práticas para a sua empresa se prevenir.

Vamos lá?

Tipos de vulnerabilidade de TI

Hardware antigo

É um erro comum que impacta até mesmo grandes empresas. Trabalhar com hardwares antigos afeta desde a produtividade do time de TI, afinal essas máquinas em geral tendem a ser mais lentas, como também abre brecha para problemas que hardwares mais recentes não tem.

É essencial que empresas, dentro da sua política de segurança da informação, façam uma avaliação geral do estado do hardware delas. Na avaliação, é preciso levar em conta a data de aquisição e qual grau de vulnerabilidade existe naquele determinado sistema. A partir daí, fazer a troca. É importante que essa avaliação seja constante, já que mudanças ocorrem com frequência.

Software ultrapassado

Esse é outro problema mais comum do que parece. Tão comum que, por exemplo, o ataque de ransomware WannCry em 2017, que afetou mais de 200 mil computadores em 170 países, usou uma brecha de vulnerabilidade do Windows XP, uma versão antiga do software.

A maior parte dos computadores afetados e do prejuízo causado teria sido evitado se os softwares dessas máquinas tivesse sido atualizado para versões mais recentes. Hoje, mais do que nunca, é essencial manter sistemas operacionais de computadores, celulares e tablets atualizados em sua última versão.

Credenciais de segurança

A autenticação e a criptografia para acessar dados sensíveis da sua empresa é fundamental. E, embora muita gente saiba hoje a importância de adotar senhas fortes, pouca gente efetivamente adota. É um erro que submete uma organização a um risco não só de perda de dados, como também de espionagem industrial.

É fundamental ter, na sua política de segurança, aspectos bem delineados para garantir o acesso seguro a esses dados, além de adotar políticas de criptografia. Investir na autenticação em dois fatores é uma saída, além do backup com encriptação dos dados, feito por uma empresa segura e sólida no mercado.

Firewall e Antivírus

Sistemas mudam com frequência, bem como a capacidade de pessoas mal intencionadas de burlá-los, seja para roubar dados, seja para sequestrar uma máquina em troca de um pagamento. É por conta desse dinamismo que uma empresa que quer diminuir riscos precisa investir em sistemas de firewall e antivírus seguros e eficientes.

Para além disso, é necessário que esses sistemas sejam constantemente atualizados. Só a atualização frequente pode garantir que eles estejam em dia com as práticas mais novas do mercado e vão fazer com que você esteja efetivamente seguro.

Falta de backup eficiente

Falar da necessidade de backup é padrão por aqui. Afinal, é ele que vai garantir a integridade dos dados da sua empresa, caso haja algum problema e as coisas deem errado. Muitas empresas mantém backups em HDs e servidores físicos, o que pode ser um problema, já que se algo acontecer a esse tipo de mídia, todo o trabalho pode ser perdido.

Para evitar vulnerabilidades de qualquer tipo, o ideal é manter um backup em nuvem, de preferência gerenciado por uma empresa que tenha responsabilidade em garantir a segurança dos seus serviços. Só assim você vai garantir a segurança dos seus dados de forma completa e efetiva.

É isso! Agora que você sabe quais são os diferentes tipos de vulnerabilidade de TI que as empresas têm, que tal aprender um pouco mais sobre backup? Aqui no nosso blog contamos quais as características que um backup de qualidade deve ter.

Deixe um comentário

×