Com tantas transformações no mundo digital, é natural que novas práticas de infraestrutura de TI sejam adotadas pelos negócios que querem se manter competitivos no mercado.

No cenário da Tecnologia da Informação, a importância de atualização constante ganha ainda mais força – o segmento de TI, afinal, é um dos mais inovadores do mundo. Com demandas cada vez mais exigentes (sejam da própria equipe interna ou dos clientes), é fundamental que gestores e profissionais do setor se mantenham atentos às últimas práticas e tecnologias.  

No artigo de hoje, reunimos 6 fortes tendências em infraestrutura de TI para você ficar de olho (e possivelmente incorporar ao seu negócio). Vamos lá?

Infraestrutura de TI: quais são as principais tendências?

IBNS – Intent-Based Networking

O IBNS é um software de rede que atua no apoio do planejamento, implementação e execução de redes que podem melhorar a agilidade e a disponibilidade dos negócios. Tais características são cada vez mais valiosas, tendo em vista a transição do mercado para o modelo digital.

O sistema IBNS inova ao traduzir os objetivos das empresas para definir a configuração da rede antes da sua implantação. Posteriormente, o software trabalha continuamente para comparar a situação real da rede com a situação desejada para atingir as metas do negócio.

Vale destacar: o Instituto Gartner prevê que, até 2020, mais de mil organizações de grande porte estarão utilizando softwares de Intent-Based Networking.

Investimento em Segurança da Informação

A infraestrutura precisará, cada vez mais, caminhar de mãos dadas com as ações de segurança da informação. Para evitar crises e adotar uma postura preventiva, é fundamental que o time de infraestrutura e o time de proteção aos dados estabeleçam uma estreita interação no dia a dia do negócio.

No começo de um projeto de uma nova aplicação, por exemplo, é importante que os especialistas em segurança façam uma plano de risk assessment, acionando a gestão de riscos em TI. Com esse estudo das vulnerabilidades que podem afetar o processo, poupa-se inclusive custos com uma possível remediação de problemas no futuro.

Esse cuidado com a segurança aplicada à infraestrutura também deve se refletir na aquisição de novos equipamentos e tecnologias, a exemplo de softwares de detecção de eventos e firewalls.

Vale a pena destacar que, com os avanços das ameaças cibernéticas, é indispensável focar na garantia da disponibilidade dos serviços, impedindo a interrupção de processos e tarefas-chave do negócio. Os investimentos na segurança dos dados, assim, são uma forte tendência, incluindo a contratação de mão de obra especializada (como no gerenciamento de backups), consultorias e tecnologias avançadas.

Saiba Mais: Machine Learning: entenda o papel revolucionário da tecnologia na segurança da informação

Aplicações na nuvem

Embora já seja bastante utilizada por empresas brasileiras de todos os portes, a tecnologia da computação em nuvem ou cloud computing ainda não é explorada em todo o seu potencial.

Dentre os vários benefícios de transferir infraestrutura para nuvem, está a economia que a ação pode trazer para a organização. Elimina-se, afinal, muitos gastos com mão de obra especializada, servidores ativos, manutenção e aquisição de equipamentos.

Confirmando-se como grande tendência, a nuvem ainda traz acessibilidade, facilidade de compartilhamento e transferência de arquivos, flexibilidade, capacidade de armazenamento e segurança aos dados.

Clique aqui para saber quais são os principais tipos de cloud computing nas empresas!

Mudança de Cultura: capacidade otimizada

Outra forte tendência é a otimização da capacidade da infra, evitando desperdícios e reduzindo os custos nas empresas. Há, dessa forma, um crescente esforço no sentido de cortar gastos com softwares, equipamentos e tecnologias que são pagos, mas não utilizados.

Para tanto, é essencial promover uma mudança de cultura nos negócios, fazendo com que colaboradores e gestores aumentem sua preocupação com a capacidade de uso da infraestrutura. Como resultado, é possível reduzir os investimentos em fornecedores de cloud computing e aumentar a vida útil dos data centers, por exemplo.

Saiba Mais: Gestão de TI: como otimizar recursos e reduzir custos?

Infraestrutura Ampliada

Ter o data center ou centro de processamento de dados como única fonte da infraestrutura de TI já é coisa do passado. O foco, cada vez mais, está menos na infraestrutura física e mais nos resultados e serviços das empresas.

Adota-se, assim, um formato híbrido que combina fornecedores de hospedagem, instalações locais e soluções em nuvens tanto privadas quanto públicas. Cada vez mais complexos e distribuídos, os aplicativos tendem a se espalhar em variados sistemas por variados locais.

Inteligência Artificial

Para exemplificar a força dessa tendência, podemos citar a expansão dos chatbots ou robôs que simulam a conversa humana. A tecnologia deve crescer ainda mais e se incorporar às operações e aos softwares nos negócios.

A inteligência artificial virá para automatizar tarefas repetitivas e baseadas em padrões de raciocínio lógico, otimizando a operação empresarial, poupando tempo e minimizando custos.

Com o advento do machine learning (que já mencionamos acima), já é possível que as aplicações de inteligência artificial até mesmo tomem decisões conforme forem orientadas, operando de acordo com regras objetivas de negócio.

Com a automatização de rotinas mecânicas, o capital humano também será alocado com mais inteligência, tornando-se mais livre para focar seus esforços em operações estratégicas do core business.

Concluindo…

 

Se a infraestrutura e o setor de TI já foram encarados como uma simples área de suporte para os demais times das empresas, hoje desempenham um papel definitivo no planejamento estratégico e na geração de resultados nos negócios.

As tendências só comprovam como a tecnologia vem definindo os novos rumos do mundo corporativo. Esperamos que a leitura tenha contribuído para ampliar seus conhecimentos e provocar novas reflexões sobre sua gestão!

Agora, temos uma sugestão: que tal começar a incorporar uma tendência de TI importante ao seu negócio desde já?

Para ajudar você a potencializar a segurança da informação na sua empresa, elaboramos um Guia Definitivo para proteger seu negócio contra o Ransonware, o crime virtual que tem feito cada vez mais vítimas no Brasil e no mundo.

FAÇA O DOWNLOAD  GRATUITO DO MATERIAL:

Deixe um comentário

×