Em um cenário no qual 1 mil empresas são impactadas por ataques de ransomware todas as semanas – e o mega vazamento de dados brasileiro ainda está na memória de todos -, um número cada vez maior de negócios se atenta aos perigos do meio digital. Entretanto, a pesquisa Segurança Digital: uma análise de gestão de risco em empresas brasileiras revela que somente 41% das organizações contam com políticas de segurança bem estabelecidas. 

O estudo foi desenvolvido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, NIC.br, em parceria com o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação (Cetic.br) e o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br). A situação é especialmente grave entre empresas que possuem de 10 a 49 empregados, que em somente 37% dos casos possuem políticas do tipo — quanto maior a companhia, maiores as chances de elas existirem.

O estudo também revela que ainda são poucas as empresas que promoveram treinamentos envolvendo questões como gestão de risco de segurança digital, cursos online sobre o tema ou orientações internas. Isso aconteceu em 41% das empresas com 250 funcionários, taxa que diminui para 30% naquelas com 50 a 249 pessoas ocupadas e 19% naquelas com 10 a 49 empregados.

FONTE/LEIA MAIS: CanalTech

Créditos da imagem: Gerd Altmann por Pixabay 

Deixe um comentário

×