Você já sabe o que é backup e sua importância para o bom funcionamento das operações da sua empresa.

Ao escolher o melhor método, é fundamental que ele tenha um sistema de alto desempenho e com todos os recursos necessários para manter seus arquivos em segurança.

O backup corporativo é, atualmente, a melhor estratégia de armazenamento de dados adotada por empresas.

Com a chegada da era digital, as empresas tiveram as suas rotinas modificadas, assim como atualização na maneira de armazenamento de informações.

A procura em terceirizar este serviço ajuda o gestor a manter o foco no seu negócio enquanto os seus dados estarão salvos e monitorados diariamente.

Ao escolher o tipo de backup, é importante avaliar qual melhor método de armazenamento e se ele irá atender as necessidades do seu negócio, bem como é o suporte e ferramentas adotadas.

Se você está a procura de um método ideal para gerenciar dados de sua empresa, porém ainda tem dúvidas em relação a qual escolher, preparamos este post para falar sobre o backup corporativo, suas vantagens e os benefícios que você terá ao adotá-lo como estratégia em seu negócio.

Confira!

O que é backup corporativo?

Como propriamente dito, é um sistema de cópia de dados em nuvem, geralmente adotado por empresas devido a alta demanda de informações sigilosas em circulação contidas em um servidor.

Os dados armazenados em nuvem são monitorados de maneira remota por especialistas em segurança da informação, utilizando todas as ferramentas necessárias para garantir que os arquivos permaneçam em segurança.

Esta estratégia é necessária pois, uma vez que seus arquivos são atingidos por ameaças cibernéticas, como ataques de vírus (ransomware) e hackers, você não terá dor de cabeça em recuperá-los após estes incidentes, pois seus dados foram previamente salvos em outro diretório.

A seguir, veja as principais vantagens ao incluir esta estratégia em seu negócio.

Quais vantagens do backup corporativo?

Mobilidade

Seus arquivos estarão disponíveis para o acesso a qualquer momento (smartphone e desktop), além de serem compartilhados com demais usuários devidamente autorizados, para fazer algum tipo de modificação necessária.

Restauração mais rápida dos dados

Caso o servidor passe por uma atualização periódica, os arquivos previamente armazenados em nuvem estão seguros. Ou seja, após o período de readequação em sua estrutura, os dados poderão ser reenviados, dando continuidade às operações de sua empresa normalmente.

Custo-benefício

Não será necessário investir em equipamentos específicos ou outros custos operacionais, como contratar uma equipe (seleção, treinamento, salário, escritório). Toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento deste serviço é de responsabilidade da empresa especializada em tecnologia da informação.

Segurança

Em caso de incidentes internos (falha humana) ou externos (desastres naturais, queima no HD) que venham a atingir o servidor ou os arquivos armazenados, com os dados dispostos na nuvem, você poderá continuar trabalhando normalmente com estes arquivos durante o período de manutenção, inclusive fora da empresa.

Mas, para que a nuvem consiga operar de maneira definitiva, é preciso manter uma rotina de manutenção e avaliação constante. Para isso, preparamos uma check-list com cinco dicas para você obter melhores resultados ao utilizar os dados em nuvem.

Confira abaixo um check-list de como fazer um eficiente backup corporativo!

1 – Escolha um modelo de backup e o atualize periodicamente: backup em nuvem é a melhor opção para empresas;

2 – Procure manter uma rotina de backup automático. Para isso, defina quais são os melhores horários para que o sistema possa ser executado, de preferências em horários onde a rotina da empresa não seja prejudicada;

3 – Utilize todas as opções disponíveis de verificação de segurança ao iniciar o processo de backup;

4 – Fique atento ao período de processo de restauração. Antes de utilizar a nuvem, certifique-se que todo o procedimento (restore) foi concluído. Assim, seu backup foi efetuado com sucesso;

5 – Salve as cópias dos seus arquivos do banco de dados em um espaço diferente dos dados originais.

Após todas essas dicas, chegou a hora de colocá-las em prática, não é mesmo?

Ficou interessado em incluir o backup corporativo no seu negócio? Faça agora mesmo um teste gratuito por 15 dias, e veja como é simples manter seus arquivos em segurança!

Deixe um comentário

×