Aqui neste blog nós falamos sobre a importância em fazer o backup regular de seus arquivos e mantê-lo atualizado. Ter todas as suas informações seguras e evitar qualquer contratempo é a palavra de ordem. Mesmo assim, alguns questionamentos ainda são comuns. Um deles é qual estrutura de tempo e recursos vou precisar para garantir isso? A resposta está no backup gerenciado.

Para ter um uma cópia dos seus dados livre de ameaças e devidamente protegido, existem diversas opções para você. Tudo depende da necessidade da sua empresa. Ter profissionais qualificados que auxiliam neste processo é fundamental para você garantir que um bom serviço seja prestado e que não haja surpresas inadequadas no futuro.

Uma coisa, porém, é certa: garantir a integridade das suas informações em um espaço seguro significa prevenção. Se você tem interesse em adquirir um serviço como esse mas não sabe como, acompanhe esse post e veja porque o serviço de backup gerenciado está sendo vez mais requisitado!

Afinal, o que é backup gerenciado?

Mas antes, vamos definir o que é o backup gerenciado. Ele é um serviço especializado no gerenciamento e manutenção do armazenamento de dados em nuvem. É feito por empresas, aptas a serem a guardiã de seus arquivos.

Esse tipo de estratégia vem se popularizando nos últimos tempos graças a facilidade e o fato de que a solução reduz custos e otimiza o trabalho.

Seja para uso doméstico ou corporativo, ter um serviço gerenciado para reter dados e documentos melhora a produtividade e deixa o empresário livre para se preocupar apenas com o crescimento do próprio negócio.

Além do sistema de armazenamento em nuvem, existe ainda o backup físico, modelo ainda bastante popular entre os usuários. Basta adquirir uma mídia externa, como HD ou pen drives, e copiar os arquivos desejados para tal diretório.

No entanto, os custos na aquisição e manutenção destes dispositivos são mais altos em relação ao armazenamento na nuvem, além de serem mais suscetíveis a sofrerem danos externos, como uma queima – com um HD corrompido, as chances de recuperar os arquivos ali salvos é considerada tarefa inviável.

É por isso que o backup físico é mais recomendado para uso doméstico, ou para quem não necessita arquivar informações de grande importância. É uma mídia ideal para armazenar arquivos de vídeos, imagens e documentos mais simples.

E quais são as vantagens em obter um serviço de backup gerenciado?

No ambiente corporativo com a grande circulação de dados, é comum que alguma informação ou outra passe despercebida. Com os arquivos agrupados na nuvem antecipadamente e uma empresa especializada em cuidar dessas informações, você estará mais seguro.

O segundo ponto é que todas as suas informações estarão disponíveis para eventuais consultas a qualquer momento, seja no celular ou desktop. Você ficará livre de preocupações como o cuidado redobrado no manuseio e transporte de uma mídia externa.

Além disso, qualquer funcionário devidamente autorizado poderá ter acesso aos arquivos. Basta a empresa definir quem serão as pessoas habilitadas a checá-los e/ou alterar os dados. Mas não se preocupe pois o servidor na nuvem utiliza um sistema com alto nível de segurança para impedir qualquer contratempo.

Outro fator positivo é a restauração mais rápida dos seus dados. Ao transferi-los para a nuvem, caso os computadores da empresa necessitem passar por uma atualização no sistema, com o backup você poderá recuperá-los facilmente e sem nenhum dano.

Outra vantagem ao terceirizar o serviço de segurança da informação para o seu negócio é seu custo-benefício. Sua empresa não precisará ceder uma equipe interna ou abrir mais um setor dedicado especialmente para essa função. Para evitar maiores preocupações, o ideal é designar este serviço para quem realmente é especializado no assunto.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre backup gerenciado, faça agora mesmo um teste gratuito por 15 dias e veja como é fácil ter uma solução em backup para a sua empresa!

Deixe um comentário

×