Depois de um golpe de ransomware sofrido em outubro do ano passado, a companhia brasileira Atento – uma das maiores do setor de atendimento – teve perdas de mais de R$ 197 milhões. 

O valor abrange perdas de faturamento devido à interrupção nas atividades, assim como cerca de R$ 32 milhões em esforços para controlar e conter os danos.

Os números constam no relatório da Atento de 2021, publicado nesta quinta (31 de março). Vale ressaltar que o documento não menciona possíveis pagamentos ao grupo hacker LockBit, responsável pelo golpe de ransomware. No entanto, citam que gastos foram aplicados em esforços de segurança, proteção de dados, detecção de ameaças e medidas de remediação após o sequestro de dados. 

As maiores perdas da companhia – que sofreu 24 horas de paralisação – estão relacionadas à interrupção das atividades no Brasil e à dificuldade de atendimento a clientes renomados como Vivo, Itaú, Azul e Cielo. No dia posterior ao golpe, os serviços começaram a voltar de maneira limitada: a rede foi sendo recuperada gradualmente ao longo das semanas seguintes até voltar à máxima capacidade de funcionamento. 

FONTE/LEIA MAIS: CanalTech 

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