Indispensáveis para todas as empresas, as VPNs (Redes Privadas Virtuais) garantem proteção para os processos de compartilhar, enviar e receber dados. Como o próprio nome indica, a conexão VPN permite criar conexões seguras com outras redes privadas na internet, evitando a ação cibercriminosa

Nesse contexto, vale lembrar que as VPNs se tornaram populares tanto porque dispensaram os gastos dos negócios com linhas alugadas para conectar redes, quanto porque elas tendem a ser muito confiáveis. 

A verdade, entretanto, é que a conexão VPN também não está imune a falhas e problemas. A seguir, abordamos seus principais erros, sendo eles: 

  1. Problema de tempo esgotado da sessão;
  2. Conexão VPN rejeitada;
  3. O cliente VPN não consegue alcançar o servidor; 
  4. Não é possível estabelecer uma conexão com o computador remoto;
  5. O computador remoto não respondeu;
  6. Há conexão, mas sem transferência de dados;
  7. A comunicação com o subsistema de VPN não é possível.

7 problemas comuns de conexão VPN

(e como solucioná-los) 

Créditos: drobotdean

1. Problemas com tempo esgotado da sessão 

Na resolução de um problema de tempo esgotado de sessão de VPN (VPN session timeout), o primeiro passo é entender que o erro pode vir de diferentes fontes, que são: 

  • o próprio fornecedor da VPN;
  • a conexão do usuário à internet;
  • o dispositivo ou software do usuário. 

Por sua vez, os problemas de tempo esgotado de sessão de VPN podem incluir: 

  • em certos locais, a conexão de internet bloqueia o acesso VPN;
  • o servidor DNS do provedor de VPN para de responder;
  • o servidor de VPN para de responder;
  • o firewall ou as configurações de roteador do usuário bloqueiam o acesso VPN;
  • o software de VPN do usuário precisa ser atualizado;
  • o processo de rekey* do VPN está falhando;
  • a conexão de internet está instável/irregular. 

* Rekey é o processo de modificar um bloqueio para que uma chave diferente consiga operá-lo. 

Para resolver a questão, a primeira providência é determinar a locação do usuário. Se os usuários são aptos a se conectarem à VPN de qualquer lugar exceto uma única locação, é possível que a conexão nesse ambiente esteja bloqueando o acesso VPN. 

Outra estratégia é pedir que o usuário se conecte à VPN através de uma conexão a fio. Embora seja um motivo cada vez menos frequente, é possível que o software de VPN perca sua conexão devido a um sinal fraco de Wi-Fi

Se a conexão do usuário à web não é o problema, o próximo passo é avaliar se ele é causado pelo fornecedor da VPN. Cheque se o servidor está respondendo do jeito certo e também se o servidor do DNS do fornecedor tem alguma falha. Caso sim, pode ser a hora de trocar de servidores. 

Por fim, avalie as configurações e o software do usuário remoto, o que inclui verificar as próprias configurações de timeout do VPN, assim como o status de atualização do software (é essencial mantê-lo sempre atualizado). 

Leia Mais: 5 medidas para trabalhar com segurança no home office 

2. A conexão VPN é rejeitada 

A VPN que rejeita a conexão dos clientes é um dos problemas mais comuns nessa área – e de fato há muitas razões para ocasionar a situação. 

Primeiro, assegure-se de que o serviço de acesso remoto e roteador está funcionando adequadamente (isso pode ser feito no Painel de Controle do servidor). 

Se o erro não for esse, investigue o servidor de VPN através do endereço IP da VPN do cliente. Com isso, você verifica se a conectividade básica TCP/IP está funcionando. 

3. O cliente de VPN não consegue alcançar o servidor 

Também conhecido como “Erro 800”, esse problema ocorre quando um firewall de rede bloqueia o tráfego da VPN, o dispositivo do cliente perdeu a conexão com uma rede local ou mesmo quando o usuário digitou um endereço/nome errado para o servidor de VPN. 

Vamos à solução: veja se você de fato tem as informações corretas do servidor de VPN. Se tudo estiver certo, investigue se o firewall está configurado para bloquear as conexões VPN (isso pode acontecer!). Nesse caso, faça um upgrade da solução. 

Leia Mais: Política de Segurança da Informação: como elaborar e implementar? 

4. Não é possível estabelecer uma conexão com o computador remoto 

Esse problema (com o código de “Erro 619”) entra em cena quando o computador tenta estabelecer uma nova conexão ou uma sessão de VPN é desconectada de repente. 

No primeiro momento, garanta que só um único cliente de VPN seja executado por vez no computador. Se isso não funcionar, desative temporariamente seu programas antivírus ou firewalls, investigando se eles são responsáveis por bloquear a conexão VPN. 

Vale lembrar: esse tipo de problema também pode ser solucionado através da reinstalação ou reinicialização do cliente. 

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5. O computador remoto não respondeu 

Em geral, esse problema de conexão VPN ocorre nas ocasiões em que seu ponto PPP remoto não responde

Para resolver a situação, você pode apostar nas seguintes ações: 

  • verifique as configurações do roteador e garanta que o Protocolo IP 47 (GRE) e a Porta TCP 1723 estejam abertos; 
  • investigue se o firewall está configurado para bloquear o tráfego e se o PPTP está habilitado no roteador. 

6. Há conexão, mas sem transferência de dados 

Nesse caso em que a conexão é realizada mas os dados não são transferidos, o motivo costuma ser o uso do mesmo serviço de VPN em mais de um dispositivo conectado à internet

De fato, envolver diversos dispositivos no mesmo servidor pode causar esse erro, ainda que alguns servidores VPN possibilitem até 6 conexões ao mesmo tempo. 

7. A comunicação com o subsistema de VPN não é possível 

Também conhecido como “Erro 51”, esse problema só pode ser resolvido por dois caminhos: executar um diagnóstico de solução de problemas da conexão de rede local ou reiniciar seu serviço de VPN. 

E então, esclareceu suas dúvidas sobre problemas com a conexão VPN? Esperamos que sim! Para fortalecer ainda mais a segurança no seu negócio, conheça as vantagens do antivírus Emsisoft e eleve sua proteção a um novo nível!

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