Afinal, como conquistar clientes de TI sem estourar o orçamento? É mesmo possível atrair consumidores sem altos custos? Sim – e grande parte da resposta está no digital. Em grande crescimento nos últimos tempos, a estratégia online ganhou ainda mais força e adeptos durante a pandemia de COVID-19. 

De fato, as oportunidades oferecidas pela internet permitem fazer os investimentos com o melhor retorno, envolvendo menos gastos e melhor direcionamento para alcançar o perfil de consumidor desejado. 

Para além das soluções inovadoras, determinadas lições de marketing são essenciais para atingir melhores resultados. Vale lembrar, afinal, de um problema típico da área de TI: a maioria dos profissionais tem um background bastante técnico e encontra dificuldades para atuar com ações comerciais

Para te ajudar a alavancar sua revenda e sua prestação de serviços de TI, listamos dicas eficientes a seguir. Acompanhe! 

Orçamento enxuto: como conquistar clientes de TI sem gastar muito? 

conquistar clientes de ti

Defina e conheça (bem) o perfil do seu cliente

Não importa o segmento de negócio: se a ideia é atrair e reter clientes, esta é a regra máxima. Antes de tudo, é preciso ter clareza acerca do cliente que você deseja conquistar

Na linguagem do marketing digital, trata-se da persona, ou seja, é uma questão de definir as características principais do consumidor ideal para elaborar uma estratégia assertiva, divulgar seus serviços e então vender. 

A tarefa envolve definir a melhor linguagem a ser utilizada com o potencial consumidor, seus hábitos de consumo, suas “dores”, necessidades e até perfil comportamental, além do modo como seu negócio pode ajudá-lo a atingir seus objetivos. 

Vale lembrar que essa definição também é valiosa para poupar dinheiro, uma vez que você focará seus esforços exatamente em quem tem perfil para contratar seus serviços e soluções.  

Invista em um bom site próprio e SEO 

Não dá para negar a força do online: estudos apontam que 90% dos consumidores só contratam uma marca após pesquisar sobre ela no Google. É evidente, portanto, que sua empresa deve marcar presença no mecanismo de pesquisa! 

Para isso, investir na criação de um bom site profissional é extremamente importante. No seu endereço online, pilares que não podem faltar incluem:

  • navegação agradável e intuitiva para melhorar a experiência do usuário;
  • conteúdo relevante e de qualidade;
  • aplicação de regras de SEO (search engine optimization ou otimização para os motores de busca). 

O SEO, vale esclarecer, consiste em um conjunto de regras práticas para adequar o site e seu conteúdo aos fatores valorizados pelo Google, colaborando para atingir melhores posições na página de resultados. 

É fundamental, ainda, que o site profissional informe claramente os serviços/soluções oferecidas e seus benefícios, além de contar com uma seção detalhada dos dados de contato. 

Para saber tudo sobre a criação de um site eficiente para conquistar clientes de TI, acesse este conteúdo

Blog e outros canais: mantenha a produção consistente de conteúdo 

É provável que você já tenha ouvido falar sobre o poder do marketing de conteúdo. A popularidade da técnica não se deu por acaso: hoje, o público está mais autônomo e exigente, e a oferta de dicas e informações úteis para resolver seus problemas é um caminho certeiro para se firmar como referência em qualquer área. 

Pilar central da metodologia de inbound marketing, o blog acoplado ao site é o principal canal para gerar visitas, oferecer conteúdos para informar/ajudar seu público e conquistar clientes a baixo ou zero custo

Afinal, quanto mais você ajuda potenciais consumidores, mais fácil será vender para eles. O bom conteúdo gera credibilidade e autoridade, além de promover positivamente a imagem da sua marca. 

Além do blog, a estratégia de conteúdo pode e deve ser estendida para outros formatos e canais, tais como vídeos no YouTube, webinars e redes sociais. 

Saiba Mais: Blog de TI: por que e como apostar em marketing de conteúdo?

Conte com parceiros na sua revenda e amplie os serviços 

Ampliar o leque dos seus produtos e serviços, mantendo-se antenado com as tendências em TI, é outro excelente caminho para atrair mais consumidores. Para minimizar os custos e ampliar o alcance e as vantagens, uma ação interessante é travar parcerias para oferecer novas soluções e ganhar visibilidade

A cibersegurança, por exemplo, é um ramo em grande evidência no momento. Analisar as principais demandas do mercado, identificando oportunidades de aumentar o portfólio e a carteira de clientes, é dar um grande passo em relação à concorrência. 

Aposte em co-marketing 

Além da possibilidade de ampliar o leque de soluções para revenda, as parcerias também são ótimos trampolins para ações de co-marketing. Dessa forma, é possível unir esforços com outros negócios nas campanhas de publicidade, economizando tempo e recursos financeiros. 

O baixo custo não é a única vantagem: essas parcerias ampliam a visibilidade e o reforço da marca de ambas as empresas. 

Atualize as redes sociais 

Para complementar sua estratégia de conteúdo, gerar interações com seus usuários e criar oportunidades de vendas, manter as redes sociais atualizadas é outro passo indispensável (e barato). 

Divulgar os conteúdos do blog/outros canais, publicar notícias, entreter, fazer promoções: as possibilidades nas mídias são muitas. O mais importante é ter um bom planejamento e manter a consistência nas postagens! 

Aproveite o poder do e-mail a seu favor 

Já pensou em criar uma lista de e-mails com clientes e potenciais clientes? Essa é certamente uma das formas mais baratas e eficazes de conquistar clientes de TI. 

Com grande poder de engajamento, o e-mail também tem a vantagem de ser um canal de comunicação muito testado através do tempo, além de não passar por grandes modificações (o que não acontece com as redes sociais, por exemplo). 

A partir daí, uma boa estratégia de e-mail marketing permite criar um canal de relacionamento eficaz com seu público, divulgando artigos do blog, novidades, promoções, campanhas e quaisquer outras atualizações da empresa.

Considere uma estratégia de receita recorrente 

Conquistar clientes de TI envolve um entendimento importante: muitas vezes, apostar somente em vendas grandes não é o caminho mais rentável e interessante para o negócio. 

Nesse cenário, uma excelente forma de atrair (e reter) mais clientes é pensar maneiras de oferecer um modelo de vendas de receita recorrente.

Vale lembrar que a modalidade se baseia em uma relação contínua com os clientes, que pagam de forma continuada de acordo com o plano contratado (mensal, semestral, anual etc). 

Com isso, o negócio pode usufruir de uma série de vantagens, a começar pelo aumento do ticket médio ao oferecer serviços complementares. Outros benefícios são:

  • manter previsibilidade do fluxo de caixa;
  • criar escalabilidade para os serviços;
  • proporcionar estabilidade financeira para as despesas primárias da empresa. 

Anúncios digitais 

Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads: os anúncios pagos online são uma boa forma de investir para obter um retorno rápido, principalmente porque as ferramentas atuam de forma segmentada, atingindo com eficácia o perfil de usuários desejado. 

Entretanto, vale lembrar que o alcance e o retorno são proporcionais ao dinheiro investido. Para negócios de projeção regional, sem muita concorrência, pode ser interessante começar com pouco e aumentar gradualmente os investimentos. 

Crie um programa de indicações 

As iniciativas de indicação são excelentes para reter os clientes já existentes e estimulá-los a “passar a palavra” do seu negócio para frente, atraindo novos potenciais consumidores. 

A lógica é simples: “indique um amigo e ganhe um benefício”. De baixo custo, esse tipo de ação pode gerar um grande engajamento se for bem planejada, com destaque para as interações nas redes sociais. 

Lance promoções inteligentes

Fazer promoções ocasionais, a exemplo de descontos ou os esquemas “pague por um e receba por outro”, é outra estratégia interessante para conquistar clientes de TI. É essencial, no entanto, fazer uma análise cuidadosa para avaliar se a campanha não trará impactos negativos para o fluxo de caixa, garantindo uma boa lucratividade. 

Mais uma vez, abuse do poder das redes sociais e também dos anúncios online (se for o caso) para fazer uma ampla divulgação. 

Divulgue cases de sucesso 

Que tal transformar as histórias de sucesso dos seus melhores clientes em uma valiosa vitrine dos seus serviços? 

Com poucos gastos, essa estratégia tende a trazer muito retorno, uma vez que o público consumidor valoriza muito o depoimento positivo de outros clientes a respeito de uma marca. Ao atestar a qualidade do seu trabalho, os cases geram confiança e credibilidade – e isso ganha especial importância quando lembramos que os usuários pesquisam opiniões e a reputação da empresa antes de fechar negócio

Com um orçamento curto e a necessidade de se destacar em um mercado competitivo, é preciso muito jogo de cintura e uma boa visão de mercado para conquistar clientes de TI

Que tal começar a alavancar suas vendas agora mesmo? Fica o convite: conheça o programa de parcerias em revendas de TI da Backup Garantido e ofereça uma tecnologia de ponta para seus clientes em uma das maiores prioridades do mercado atual: a cibersegurança. 

Clique aqui para saber mais sobre os benefícios da parceria, aumente sua receita e alavanque seu negócio! 

Deixe um comentário

×