Os EUA, a Alemanha, a Holanda e o Reino Unido desativaram a infraestrutura do botnet russo RSOCKS, que hackeou milhões de computadores e outros dispositivos eletrônicos ao redor do mundo. 

“Essa operação interrompeu uma organização altamente sofisticada de cibercrime baseada na Rússia, que conduzia invasões cibernéticas nos EUA e no exterior”, afirmou o agente especial do FBI Stacey Moy.

Segundo o Departamento de Justiça, o RSOCKS inicialmente perseguiu dispositivos de IoT (Internet das Coisas), incluindo sistemas de controle industrial, relógios de ponto empresariais, roteadores, dispositivos de streaming de áudio/vídeo e abridores de garagem inteligentes. 

O botnet também comprometeu dispositivos Android e computadores convencionais. 

Vale acrescentar que o FBI utilizou compras secretas para obter acesso ao botnet RSOCKS. O bureau identificou aproximadamente 325 mil dispositivos de vítimas ao redor do mundo. 

“Diversas entidades públicas e privadas foram vítimas do botnet RSOCKS, incluindo uma universidade, um hotel, um estúdio de televisão e uma fabricante de eletrônicos, além de indivíduos e negócios domésticos”, declarou o Departamento de Justiça. 

FONTE/LEIA MAIS: CyberNews

Deixe um comentário

×