A cada ano, o volume de informações geradas e armazenadas pelas empresas cresce em um ritmo impressionante. Lançar mão da correta gestão de dados, nesse sentido, eliminando riscos de perda e transformando-os em recursos valiosos para o negócio, ainda é um desafio para organizações de todos os portes e segmentos.

Em primeiro lugar, vamos retomar o conceito: a gestão de dados é uma ferramenta para zelar e administrar, da forma mais eficiente possível, os dados dos negócios para que eles possam atuar como verdadeiros recursos estratégicos – em outras palavras, trata-se de convertê-los em sabedoria empresarial.

Para alcançar esse objetivo, o gestor deve envolver metodologias, ferramentas, profissionais e processos diversos. Com uma boa gestão, inúmeros benefícios são conquistados, incluindo a tomada de melhores decisões e o aperfeiçoamento do produto ou serviço.

Vale lembrar que dados também são ativos das empresas e, como tais, devem ser gerenciados. Quanto melhor for a capacidade de coletar, processar, analisar e armazenar esses dados, mais conhecimento sobre seu contexto o negócio terá.

A seguir, reunimos 5 fatos que você precisa saber sobre gestão de dados. Acompanhe a leitura e aumente seu conhecimento!

1. Uma gestão de dados eficiente gera vantagem competitiva para as empresas

O gerenciamento correto de dados possibilita um maior entendimento do público consumidor, o que é uma grande vantagem estratégica, seja para elaborar campanhas mais direcionadas ou promover o melhoramento contínuo do produto e/ou serviço.

Uma gestão de dados alinhada com a estratégia da empresa, nesse cenário, agiliza e aumenta a capacidade de se antecipar aos concorrentes. Dentre os principais benefícios estratégicos do bom gerenciamento, podemos citar:

  • O uso de eficiente de ferramentas de BI (Business Intelligence) para fazer decisões acertadas e compreender tendências de mercado;
  • Personalizar o produto ou serviço para o público-alvo;
  • Engajar clientes e prospects;
  • Melhorar a gestão de risco;
  • Aumentar a fidelização dos clientes;
  • Gerar valor a partir de interações com o público.

2. A segurança da informação é um fator essencial de todo o processo

Como vimos, os dados coletados são de extrema importância para entender tendências do mercado, ter um conhecimento profundo do cliente e melhorar os processos operacionais e gerenciais. Não por acaso, a segurança da informação constitui uma etapa imprescindível da gestão de dados.

Afinal de contas, informações tão valiosas para o planejamento devem ser armazenadas da maneira mais eficiente possível, certo?

Nesse cenário, a segurança da informação deve ser garantida através de rotinas e do auxílio da tecnologia. Manter cópias dos dados, contar com um serviço eficiente de backup, apostar no armazenamento na nuvem e assegurar a proteção da informação (com uso de criptografia e firewall, dentre outros) são ações cruciais para todo negócio.

3. Existem 10 funções relativas à gestão de dados

Você sabia que o processo de gestão de dados envolve nada menos que 10 funções? Conheça:

  • Gestão da Arquitetura de Dados: define quais são os dados necessários e os alinha com o planejamento estratégico da empresa;
  • Gestão da Governança de Dados: diz respeito ao controle e autoridade de todas as políticas, papéis, estratégias e processos que envolvem os dados do negócio;
  • Gestão de Operações dos Dados: é responsável pelo armazenamento dos dados em todo o seu ciclo de vida;
  • Gestão do Desenvolvimento dos Dados: se responsabiliza pela modelagem e implementação dos dados no processo de desenvolvimento dos sistemas de informação;
  • Gestão de Dados Mestres e de Referência: estabelece e monitora as atividades que garantem a disponibilização e consistência de visões únicas dos principais dados reutilizados;
  • Gestão da Segurança dos Dados: define e mantém as políticas de segurança da informação no negócio;
  • Gestão de Data Warehousing e Business Intelligence: estabelece e controla processos que provêm dados de suporte para a tomada de decisões na organização;
  • Gestão de Metadados: falar em metadados é falar no significado dos dados. Esse significado se refere tanto ao conteúdo técnico do dado quanto a definições e conceitos;
  • Gestão da Qualidade dos Dados: é responsável por avaliar, melhorar e assegurar a qualidade dos dados da empresa;
  • Gestão da Documentação e Conteúdo: administra as atividades para proteger, armazenar e acessar os dados não estruturados do negócio.   

4. Nove entre dez empresas empresas brasileiras consideram essa gestão na definição de estratégias

Investir em um gerenciamento de dados eficaz é uma preocupação cada vez maior das empresas, que precisam lidar com as crescentes demandas dos consumidores e elaborar estratégias para gerir um grande volume de inform ações.

Nesse contexto, a gestão de dados é uma questão central para uma grande parte dos empresários brasileiros. De acordo com uma pesquisa recente da Experian, 9 entre 10 negócios no Brasil (o que corresponde a 91% dos mesmos) consideram a gestão de informações na criação de uma estratégia empresarial de sucesso.

No levantamento, 60% dos empresários afirmaram que melhorar a experiência do cliente é a prioridade a ser alcançada com a correta gestão dos dados. Para 52%, administrar o desenvolvimento de talentos é o principal objetivo.

5. Uma gestão de dados eficiente reduz custos e aumenta a qualidade do trabalho de desenvolvimento

Investir em um gerenciamento de dados de qualidade representa ganhos significativos para os profissionais e processos de TI das empresas.

Sabemos dos altos custos, tempo e esforços investidos para o desenvolvimento de novos sistemas e aplicações. Todos esses recursos podem ser reduzidos e otimizados com uma boa gestão de dados, visto que ela permite reutilizar dados corporativos e aumentar sua qualidade.

Há, ainda, uma minimização de falhas e riscos no processo, além de uma grande redução de informações que são consideradas redundantes para os negócios. Outra consequência positiva para o time é o aumento da produtividade na utilização das informações nos processos de trabalho diários.

Concluindo…

A gestão de dados não é apenas um “modismo” corporativo. Com a ascensão de temáticas como o Big Data e o Business Intelligence (BI), os negócios estão se conscientizando cada vez mais acerca da importância de um gerenciamento eficaz de informações e do uso inteligente desses dados para aumentar as vendas e guiar as decisões estratégicas.

E então, o que achou do conteúdo? Você conta com uma gestão de dados eficiente na sua empresa? Continue a acompanhar nosso blog para mais artigos úteis sobre gerenciamento e proteção aos dados corporativos!

Deixe um comentário

×