Novo golpe na área: a Kaspersky alerta para um ataque de phishing que vem alegando uma suposta suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para roubar informações pessoais e dinheiro.
Aproveitando-se da preocupação dos brasileiros com sua carteira de motorista, o cibercrime reforça o alerta contra mensagens suspeitas. Saiba mais a seguir!
Leia mais 👉🏽 O que é phishing? Proteja seu negócio desse golpe tão comum
Como o golpe funciona?
Tudo começa com o envio de uma mensagem SMS para as potenciais vítimas, que informa sobre uma suposta suspensão da CNH. A mensagem contém um link para um site falso: se clicado, ele direciona para um site que simula a aparência de um portal oficial do Governo.
O falso site solicita o preenchimento do CPF da vítima para verificar a suposta suspensão. Depois do fornecimento do número, o site exibe dados como nome completo, nome da mãe e data de nascimento, o que confere uma falsa impressão de veracidade.
O próximo passo do site falso é alegar uma suposta infração de trânsito e exigir um pagamento de R$99,00 para regularizar o status da CNH. A quitação pode ser realizada via QR Code do Pix, e o dinheiro é direcionado para a conta de um “laranja” em uma fintech.
Como se proteger?
Desconfie de SMSs e solicitações de pagamento via Pix, nunca clicando em links de remetentes desconhecidos – principalmente quando o foco da mensagem for possíveis multas, situações desregularizadas ou a suspensão da CNH.
Antes de tudo, é fundamental averiguar a legitimidade do site: endereços oficiais do Governo normalmente possuem o domínio “.gov.br”. Só informe dados pessoais e/ou faça pagamentos após a devida verificação!
Vale lembrar: em caso de dúvidas sobre a situação da CNH, entre diretamente em contato com o seu DETRAN estadual.
Com informações de: Security Report
Imagem: Freepik