A companhia brasileira Embraer, considerada a terceira maior fabricante de aviões depois da Boeing e Airbus, foi vítima de um ataque de ransomware no último novembro. 

No dia 7 de dezembro, os cibercriminosos envolvidos no ocorrido vazaram alguns dos dados privados da empresa – isso porque a Embraer se negou a negociar e optou por restaurar seus sistemas via backup sem pagar o resgate exigido. 

As informações sigilosas foram publicadas em um site hospedado na dark web e gerenciado pela gangue de ransomware RansomExx, também conhecida como Defray777

Entre os dados, constam contratos de negócio (incluindo detalhes da venda dos aviões militares do modelo A-29 Super Tucano), fotos de simulações de voo, informações pessoais dos funcionários e código fonte

O vazamento confirma que os hackers conseguiram de fato roubar dados dos servidores da Embraer. Por sua vez, a fabricante de aeronaves publicou um comunicado à imprensa na semana passada, admitindo a brecha de segurança mas não confirmando a ocorrência de ransomware ou roubo de dados. 

De acordo com a Embraer, os ataques tiveram acesso a somente um ambiente da TI e provocaram somente um impacto temporário em algumas das operações. 

Fonte: ZDNet 

Deixe um comentário

×