Aqui no blog, já falamos sobre a importância de monitorar a rede corporativa e as melhores ferramentas para o processo. Mas você sabia que todo o ambiente de TI precisa e pode se beneficiar desse acompanhamento próximo? De fato, o monitoramento da TI é crucial para manter a integridade dos dados estratégicos e controlar a infraestrutura com eficiência e agilidade. 

Vale acrescentar, ainda, que o procedimento é crucial para identificar falhas que possam interromper ou lentificar as rotinas de trabalho (a exemplo de equipamentos ociosos, erros operacionais e sistemas desatualizados). 

A seguir, saiba mais sobre a relevância do monitoramento da TI, seus benefícios e nossas dicas para realizar o procedimento com o máximo de sucesso! 

Monitoramento da TI: entenda o processo e sua importância-chave 

De maneira geral, o monitoramento da TI propõe um gerenciamento completo do ambiente do setor, configurando-se como um processo fundamental para que os negócios possam assumir o controle da sua infraestrutura e fornecer o suporte adequado aos seus sistemas

Nesse sentido, o rastreamento contínuo de todos os componentes do parque tecnológico permite mensurar a disponibilidade dos dispositivos, analisar a performance, criar relatórios de capacidade, medir o service level management (SLM), o service level agreement (SLA) e muitos outras métricas imprescindíveis para o bom desempenho da TI. 

É importante afirmar, aqui, que o monitoramento da TI deve abranger as mais diversas frentes do departamento, incluindo os serviços, equipamentos, sistemas e informações que circulam nos processos diários do negócio. Com a prática, o objetivo maior é assegurar a inviolabilidade, a disponibilidade, a confiabilidade e a integridade de todas as entregas do setor

Como definir o que deve ser monitorado? 

Esta é com certeza uma das dúvidas mais comuns quando o assunto é monitorar a TI. Afinal, o que deve ser monitorado? 

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que não há uma resposta única para todos os negócios: cada empresa deve analisar as prioridades dos seus processos de trabalho, investigando quais dados são mais estratégicos para um gerenciamento mais próximo e constante

Nesse sentido, observar a plataforma de RMM (Gestão e Monitoramento Remoto) é uma ótima pedida. A análise do painel permitirá verificar quais são os alertas mais frequentes e ter uma visão global dos recursos de monitoramento da TI. 

De maneira geral, portanto, a “regra” é esta: levante as prioridades e pontos mais importantes de trabalho da empresa, monitorando-os de perto. Outra perspectiva relevante é ficar de olho na coleta dos dados que colaborem para solucionar erros e falhas nos processos, o que irá contribuir diretamente para as rotinas do negócio e as entregas dos clientes. 

Os benefícios de um monitoramento da TI eficaz 

Quem monitora certamente está à frente – afinal de contas, não há como solucionar falhas e identificar melhorias sem acompanhar a performance e os processos no dia a dia. Nesse cenário, o monitoramento da TI permite gerenciar preventivamente as brechas e gargalos, acessar os indicadores mais facilmente e alinhar os recursos da TI aos objetivos do negócio. 

Outras vantagens de um procedimento eficaz no setor são: 

Melhoria na produtividade e no desempenho 

Ao monitorar o setor, é possível garantir que as demandas das equipes e dos clientes sejam atendidas, além de aumentar a eficácia da infraestrutura. Isso porque a detecção e a solução precoce de falhas permite que as rotinas de trabalho (e a própria gestão) sejam otimizadas. 

Com isso, há ganho de produtividade e performance, com o bônus de esclarecer o funcionamento da rede e dos sistemas no ambiente da TI para todos os colaboradores.  

Decisões baseadas em dados confiáveis 

Mais do que garantir o funcionamento das operações, o monitoramento da TI possibilita formatar uma estratégia adequada de infraestrutura da área. O processo, afinal, garante que o acompanhamento dos dados seja realizado e fornece um apoio confiável para a tomada de decisões mais embasadas. 

Vale lembrar que monitorar abre espaço para que a empresa se prepare para potenciais incidentes, prevendo problemas e identificando padrões no ambiente da TI. A partir daí, as lideranças e os profissionais da área podem atuar com muito mais consistência. 

Detecção precoce de problemas para prevenir desastres 

Essa é com certeza uma das vantagens mais significativas do monitoramento. Trata-se da diferença entre uma TI efetivamente proativa e não apenas reativa, que lida com os problemas e desastres à medida em que acontecem (o que ocasiona muito mais falhas e prejuízos no longo prazo). 

Com a análise, como já mencionamos, é possível identificar padrões de falha no ambiente de tecnologia, evitando interrupções e erros de continuidade. Além disso, os profissionais adquirem uma visão muito mais clara das incongruências entre os sistemas e suas correlações. 

Agir preventivamente e de forma fundamentada em dados, como é de se imaginar, é sinônimo de muito mais eficiência e otimização de recursos. 

Guia para um monitoramento da TI de sucesso 

Sim, os benefícios de um bom monitoramento são muitos! Por outro lado, é comum que as empresas enfrentem desafios ao buscar implementar o processo com eficiência, a exemplo da complexidade crescente da infraestrutura e do consumo de recursos na TI. Mas afinal, como investir na tarefa sem arcar com altos custos e sobrecarregar o time? 

Nesse contexto, a opção de muitos negócios é terceirizar o monitoramento, contando com uma empresa parceira para guiar um gerenciamento remoto de ambiente externo. 

A seguir, tome nota das nossas dicas para um monitoramento da TI de sucesso: 

1. Defina o modelo e as ferramentas de monitoramento 

Caso o negócio opte por fazer o monitoramento em TI internamente, será preciso investir em ferramentas adequadas ao processo, a exemplo de softwares e hardwares para acompanhar sistemas e dados com proximidade. 

Como mencionamos, a alternativa de contar com parceiros terceirizados simplifica o procedimento, já que a infraestrutura fica sob responsabilidade da empresa contratada. No próprio negócio, fica apenas o sistema de TI para estabelecer a comunicação de dados entre os times. 

2. Estabeleça métricas e objetivos 

Essa etapa é fundamental para promover análises mais precisas. As métricas de desempenho definidas devem considerar tanto a produtividade dos profissionais e sistemas, quanto a esfera técnica da infraestrutura. 

Para um planejamento assertivo, elenque também todos os ativos da infraestrutura de TI. Dessa forma, consegue-se definir o papel de cada servidor ou componente no funcionamento global das tarefas e processos de trabalho. 

Este também é o momento de gerenciar as configurações, evitando prejuízos de perda de dados e atrasos nas entregas para os clientes. Adequação de regras e instalação de serviços para impedir ameaças são outros pontos importantes desta etapa. 

3. Gere relatórios 

O desenvolvimento de relatórios de performance é fundamental para a tomada de decisões mais acertadas. Trata-se, afinal, de documentos que contribuem para a detecção de erros e potenciais soluções. A análise constante desses dados fará toda a diferença no alcance de metas e nos resultados conquistados. 

4. Treine a equipe 

Quer o monitoramento da TI seja terceirizado ou não, é importante que toda a equipe participe ativamente do processo, colaborando com insights e identificação de falhas através das análises. 

Nesse sentido, é importante treinar os profissionais acerca da relevância do processo, os erros mais frequentes e o papel de cada um na detecção de gargalos e pontos de melhoria. O trabalho de monitoramento, afinal, é uma construção diária! 

5. Remaneje recursos com base nas análises obtidas 

É altamente estratégico que o estudo das métricas leve a um gerenciamento de recursos mais inteligente e otimizado. Com os dados em mãos, reavalie as prioridades, urgências e demandas do departamento em um esforço contínuo para atingir melhores resultados. 

Quanto mais alinhamento houver com os relatórios de monitoramento, menos prejuízos inesperados e mais retornos positivos serão alcançados. 

Esperamos que o conteúdo colabore para o aperfeiçoamento contínuo da sua gestão e do seu monitoramento da TI! Para ampliar seus conhecimentos na criação de um setor de tecnologia mais estratégico, confira as diferenças entre um gerenciamento de TI proativo e reativo (e como essas perspectivas impactam na prática)! 

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