Um dos principais conceitos do mundo do empreendedorismo, o networking nada mais é do que a arte de criar uma boa rede de contatos.

Para profissionais e prestadores de serviços da área de TI, a prática é indispensável para criar novas oportunidades de negócios e consolidar uma imagem de confiança no mercado – especialmente para quem está começando.

Com isso em mente, listamos 5 estratégias de sucesso de networking em TI para te ajudar a estabelecer a credibilidade da sua marca no segmento. Prepare-se para melhorar suas habilidades e diversificar oportunidades com uma construção eficaz de relacionamentos!

A importância do networking no mercado de TI: confiança e reconhecimento

Importante mesmo para os profissionais vinculados a uma empresa, o networking adquire um papel ainda mais relevante para quem embarca na jornada autônoma da prestação de serviços em TI.

Deve-se ter em mente que competência técnica e um currículo de peso nem sempre são sinônimos de contratos fechados e visibilidade no mercado local – essas qualificações, embora muito positivas, podem se igualar a diversos outros profissionais do ramo.

É aí que o networking, ou a criação de uma sólida rede de contatos, entra em cena. Ao buscar uma prestação de serviços ou mesmo o preenchimento de uma vaga interna, grande parte dos contratantes busca indicações e referências de confiança.

Ter uma rede de contatos que conhece e reconhece a qualidade do seu trabalho traz à tona seu nome quando surgem oportunidades de trabalho, possibilitando fechar novos contratos e projetar novas perspectivas de crescimento para seu negócio.

Vale lembrar, ainda, que o networking também é valioso após a aquisição de clientes, visto que a construção de um relacionamento de confiança contínua permite entender com clareza as necessidades do seu público, aumentando o nível de satisfação e as chances de novas recomendações.

Saiba Mais: Precificação de serviços de TI: como fazer e se manter competitivo?

Como fazer networking em TI? 5 dicas valiosas

1. Crie conteúdo de qualidade

A dificuldade de fazer interações pode prejudicar muitos profissionais, que têm receio ou timidez para fazer abordagens diretas de novas conexões.

A boa notícia é que uma das estratégias mais eficientes é estabelecer relações de maneira indireta através da criação de conteúdo na internet – uma boa forma de começar a se firmar no mercado.

Aproveite os temas que você domina e as áreas que atua em TI para publicar artigos em um blog. Para os mais descontraídos, criar um canal no Youtube é um caminho interessante para tratar a importância dos serviços que oferece (solucionando as dúvidas mais comuns do público) de forma leve e descomplicada.

A ação – que integra as técnicas do chamado marketing de conteúdo – é valiosa para que você transmita credibilidade ao compartilhar dicas e conhecimentos, ganhando autoridade e até tornando-se uma referência no seu mercado local.

2. Aproveite o poder das redes sociais

Marcar presença nas redes sociais é outra maneira inteligente de divulgar seu trabalho e estabelecer contatos via web, ampliando suas conexões profissionais.

Além de manter perfis profissionais no Facebook e no Instagram, foque os esforços no LinkedIn: voltada para o mundo corporativo, essa rede é um excelente canal para criar contatos, compartilhar e comentar artigos/notícias interessantes e expor suas habilidades e experiências.

As mídias sociais também são um ótimo meio de divulgação do seu próprio conteúdo (produzido no blog, no Youtube ou outras plataformas). Alimente seus perfis profissionais com novidades e conteúdo relevante, abrindo portas para novas propostas e indicações.

3. Marque presença em eventos educativos e de capacitação

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O ambiente de ensino em TI é um local extremamente propício para fazer conexões valiosas. Treinamentos diversos, workshops, congressos, palestras, cursos e seminários não apenas te colocam em contato com potenciais clientes e profissionais experientes do ramo, como também demonstra seu interesse em aperfeiçoamento contínuo.

Para iniciantes no mercado e prestadores de serviços, essa é uma grande oportunidade de divulgar o nome da empresa no segmento e chamar a atenção para o seu trabalho.

4. Planeje abordagens personalizadas dos contatos

Seja em eventos presenciais (quando você sabe que aquela referência da área ou cliente dos sonhos estará presente) ou em interações por e-mail, é bastante importante que você seja capaz de personalizar ao máximo a comunicação.

Ninguém gosta de receber um e-mail ou ouvir um discurso que parece ter sido enviado para dezenas de pessoas, certo? É indiscutível: aproximações bem direcionadas são mais eficazes.

Nesse sentido, mapeie e estude os interesses e necessidades dos seus contatos, pesquise sobre sua experiência, background e demandas atuais. O ideal, no bom networking, é criar a melhor abordagem para realmente conectar você ao destinatário.

O mesmo vale para as propostas comerciais: quando você demonstra um entendimento real sobre a realidade do negócio do cliente, seus objetivos e necessidades particulares, as chances de fechar um contrato são potencializadas.

Saiba Mais: 4 dicas práticas de retenção de clientes para prestadores de serviços de TI

5. Forme parcerias

Parece contraditório se unir a outros profissionais de TI quando o assunto é networking? Não é! A iniciativa de formar parcerias com especialistas que atuam em outras frentes de TI pode, inclusive, ampliar oportunidades e abrir caminhos para trabalhar com projetos interessantes e mais complexos.

É importante ter em mente que muitos colegas de TI contam com habilidades e competências diversas e complementares às suas – a junção dessas competências pode render muitos bons trabalhos.

Juntos, vocês terão grandes chances de atender às expectativas dos clientes e gerar boas recomendações.

Alavanque sua carreira de TI!

As vantagens que um bom networking representa para qualquer área de atuação são inegáveis! Todos sabemos que muitas contratações e indicações se originam em uma boa rede de contatos.

Aliadas ao seu conhecimento técnico, competências e habilidades, boas conexões com certeza fazem toda a diferença para alavancar uma carreira em TI no mercado.

E então, gostou das dicas? Esperamos que este conteúdo contribua com a formação da sua rede de contatos e te ajude a fechar muitas novas oportunidades!

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