Uma apreensão policial mundial resultou na prisão de mais de 2 mil pessoas suspeitas de fraudes de engenharia social e lavagem de dinheiro, de acordo com a Interpol. 

De acordo com a Operação First Light 2022, mais de 50 milhões de dólares em ativos também foram apreendidos após batidas em call centers considerados a base de operações.

Outros suspeitos presos incluíram prováveis lavadores de dinheiro e sequestradores virtuais. Em um desses casos, a polícia de Singapura resgatou uma vítima adolescente que foi induzida a fingir seu próprio sequestro e ferimentos para extorquir 1,5 milhão de euros em resgate dos seus pais. 

“A natureza digital e transnacional das diferentes fraudes de telecom e engenharia social continua a apresentar desafios graves para as autoridades policiais locais, porque os hackers operam em diferentes países ou continentes das vítimas e continuam a atualizar seus esquemas de fraude”, afirmou Duan Daqi, representante da Interpol. 

Durante os 2 meses de operação, os agentes da First Light – que atuaram em 76 países – compartilharam informações como endereços IP, números de telefone, detalhes de sites fraudulentos e dados de transações financeiras suspeitas. 

FONTE: CyberNews 

Deixe um comentário

×