Qualquer processo de trabalho ou transição operacional nas empresas precisa de uma etapa-chave: planejamento. Por que seria diferente com o backup? Por aqui, já falamos sobre a política de backup, um documento fundamental para manter os dados seguros. Hoje, temos como objetivo destacar a importância estratégica de um bom plano de backup

Vale ressaltar que um bom plano deve antecipar as mudanças e possíveis ameaças no contexto das organizações. As melhores práticas, nesse cenário, colaboram para estruturar um planejamento coerente com as necessidades do negócio. Confira! 

7 melhores práticas para otimizar seu plano de backup de dados 

É sempre bom lembrar: para a grande maioria das empresas, a perda de informações pode significar desastre. As consequências incluem reputação manchada no mercado, perda de vantagem competitiva, multas e atendimento comprometido ao cliente. 

Não raro, o problema leva as empresas até mesmo a fecharem as portas: dos negócios que passaram por grandes episódios de perda de dados, 43% não conseguem se reerguer e 29% encerram as atividades em 2 anos. A situação é muito séria! 

Para evitar esse verdadeiro pesadelo corporativo, é essencial que todos as informações e bancos de dados relevantes estejam protegidos – e o melhor caminho para isso é definir procedimentos de planejamento de backup com tecnologias que não apenas garantam a segurança dos dados, mas também permitam um acesso rápido e seguro aos mesmos

Confira as melhores práticas! 

1. Considere um possível aumento significativo na quantidade de dados 

Como já mencionamos, um bom plano de backup considera mudanças e perspectivas futuras nas empresas. Dessa forma, independentemente do volume atual dados armazenados, planeje suas necessidades de backup baseado no crescimento anual médio da base de informações do seu negócio. 

Não importa quais recursos de armazenamento sua empresa utiliza agora (se são plataformas on-site ou na nuvem/remotas). Garanta que seu negócio possa escalar rapidamente, de forma eficiente e com bom custo-benefício, caso seja necessário. Quando o assunto é escalabilidade, inclusive, o backup na nuvem tende a ser a opção mais simples e eficaz. 

Saiba Mais: Qual a diferença entre backup na nuvem e backup off-site? 

2. Garanta que o backup está seguro e protegido contra acesso não-autorizado 

Não é preciso nem reforçar – há múltiplos exemplos de brechas e vulnerabilidades de cybersegurança, com grandes volumes de dados sendo roubados ou comprometidos. Mais uma vez, quer suas informações estejam armazenadas local ou remotamente, é fundamental promover disponibilidade, integridade e confidencialidade para o seu backup.

Invista em recursos de proteção contra acesso não-autorizado, alterações não programadas e acessibilidade de qualquer lugar através de tecnologias seguras. Serviços gerenciados de backup, nesse sentido, são uma maneira eficiente de contar com expertise profissional sem tomar muito do tempo e dos esforços do time de TI

Saiba Mais: Serviços gerenciados de TI: como funcionam e como investir?

3. Estabeleça políticas de backup, retenção de dados e destruição de dados 

Backup, retenção e destruição de dados: essas 3 políticas compreendem a base central de um plano de backup eficiente. Vale lembrar: contar com essas definições claras faz toda a diferença para uma auditoria de TI ou revisão de processos. 

A política de backup define quais dados serão envolvidos, a frequência das cópias de segurança, as ferramentas/tecnologias para a realização do backup e o processo para acessar as cópias. 

Por sua vez, a política de retenção estabelece quais dados serão mantidos, o formato no qual as informações serão armazenadas e a duração do armazenamento. Por fim, a política de destruição de dados prevê quais informações serão excluídas, quando isso será feito e de que forma será feito. 

Leia Mais: Política de Retenção de Dados: confira as melhores práticas

4. Construa um ambiente de backup de múltiplos elementos 

Muitas organizações ainda utilizam plataformas on-site de armazenamento de dados, como no uso de servidores internos e fitas magnéticas. Por outro lado, o grande crescimento no uso e na aceitação de opções remotas baseadas na nuvem é mais do que significativo – é a maior tendência atual. 

O custo-benefício do armazenamento remoto, inclusive, permite que empresas de todos os portes otimizem e potencializem sua segurança. Vale ressaltar, ainda, que a nuvem é uma ótima solução para atender à regra 3-2-1 do backup: tenha ao menos 3 cópias de dados disponíveis, armazenadas em ao menos 2 dispositivos, sendo que pelo menos 1 desses dispositivos é remoto (ou seja, localizado fora do negócio). 

Nesse cenário, uma melhor prática definitiva é diversificar o seu ambiente de backup e apostar em uma abordagem híbrida para criar cópias de segurança. Ao aliar o backup na nuvem a opções de backup interno local, você maximiza a proteção dos dados corporativos, garantindo sua disponibilidade mesmo em situações de risco e vulnerabilidades. 

Leia Mais: Backup local x backup na nuvem: vantagens e desvantagens 

5. Implemente acesso rápido e seguro ao backup 

Pode parecer óbvio, mas esse cuidado é crucial no plano de backup (e muitas vezes negligenciado nos negócios): com todos os investimentos realizados na infraestrutura de backup, um componente-chave é apostar em tecnologias que agilizam e facilitam que todos os usuários – aqueles que têm permissão, é claro – encontrem e acessem os dados que compõem o conteúdo do backup.  

Além de garantir a disponibilidade das informações que foram copiadas, é preciso promover o acesso simplificado e seguro às mesmas. 

6. Adote uma arquitetura de backup que dê suporte à compressão e deduplicação de dados 

Muito valiosas para otimizar o armazenamento, a compressão e a deduplicação são recursos de compactação de dados, permitindo reduzir o volume de informações armazenadas.  Dessa forma, é possível diminuir as necessidades e as demandas da sua infraestrutura, inclusive minimizando muitos custos com espaço e tecnologias de segurança. 

É importante sempre ter em mente, afinal, um possível crescimento exponencial do seu volume de dados (e, em consequência, da sua necessidade de espaço para armazenamento no plano de backup). 

7. Faça testes regulares do seu plano de backup 

Não importa o quão robusta, diversificada e complexa é sua estratégia de backup: sempre será necessário testar seu plano de backup com uma regularidade definida. A ação é especialmente importante se ocorreu algum desastre. 

Assim como um plano de recuperação de desastres deve ser testado ao menos anualmente, o mesmo vale para o seu planejamento de backup. Idealmente, inclusive, a estratégia de backup deve incluir os testes de disaster recovery. 

E então, gostou das dicas? Já aplica alguma das melhores práticas acima no dia a dia da empresa? Se você ainda está em busca de definir a melhor estratégia/plano de backup para as necessidades específicas do seu negócio, vamos conversar.

Entre em contato conosco para te ajudarmos a definir a melhor solução de backup para garantir a segurança dos seus dados!  

Deixe um comentário

×