É inegável que a proteção de dados é uma das atividades mais essenciais para todo departamento de TI. Nessa perspectiva, o backup de dados e a recuperação são componentes-chave dessa abordagem de segurança. 

Com isso em mente, seguir determinados requisitos é um cuidado valioso para assegurar a rápida disponibilidade dos recursos corporativos, além de garantir a eficácia das operações de proteção.

Vale ter em mente que as rotinas de proteção de dados devem ser repetíveis e acessíveis por todos os membros da TI, que devem ser capazes de executá-las sempre que necessário. Nessa perspectiva, as companhias que contam com políticas e procedimentos bem documentados saem na frente, assim como aquelas que lançam mão da correta configuração e da testagem regular das tecnologias da área.  

Desde que essas etapas sejam cumpridas, os negócios podem confiar na eficiência das suas atividades de backup, assim como se manterem preparados para possíveis auditorias de TI

A seguir, confira os detalhes dos 3 principais requisitos de backup e recuperação para maximizar a proteção de dados no seu negócio! 

Top 3 requisitos de backup e recuperação para a proteção de dados 

1. Políticas e procedimentos 

Este talvez seja o requisito mais importante do nosso tema: contar com políticas e procedimentos bem documentados para backup e recuperação. 

Enquanto muitos profissionais de TI poderiam executar essas atividades “de olhos fechados”, dispor do registro adequado desses processos garante maior segurança e confiabilidade para o time – especialmente se o responsável designado pela tarefa não estiver disponível.

De fato, a experiência com a pandemia de COVID-19 revelou que qualquer pessoa pode contrair e se ausentar devido a uma doença. Do mesmo modo, todo colaborador pode se tornar repentinamente indisponível para o trabalho por motivos diversos.

Nesse sentido, contar com práticas documentadas e sistematizadas em uma sólida política permite que todo profissional possa realizar os referidos processos de backup e recuperação com sucesso. 

Vale acrescentar que as políticas da área não precisam ser tão específicas e granulares quanto os procedimentos em si, mas sua presença é definitiva do ponto de vista da auditoria. De fato, esses documentos demonstram que a organização leva sua proteção de dados a sério, valorizando elementos fundamentais para a continuidade do negócio

Geralmente, os auditores de TI verificam a existência de procedimentos documentados, que são importantes tanto da perspectiva da própria auditoria, quanto das operações. Afinal de contas, os resultados da realização e do armazenamento das cópias de segurança dependem dos adequados gerenciamento e monitoramento do backup. 

👉 Confira também: Política de backup: conceito, importância e dicas de elaboração 

2. Tecnologia 

Além da documentação de processos, o acesso às tecnologias mais relevantes e eficientes (e seus recursos associados) também é um ponto crítico entre os requisitos de backup e recuperação. Isso inclui aplicações de software e repositórios de armazenamento de dados. 

Nesse sentido, as aplicações de software de backup são componentes integrais dos esforços para proteger o negócio contra perda, corrupção e roubo de dados. Essas ferramentas auxiliam na definição dos seguintes pontos:

  • os critérios para backup e recuperação;
  • arquivos de dados, bases de dados e sistemas/aplicações críticos;
  • a locação dos dados e dos sistemas de backup;
  • o agendamento/cronograma de backup;
  • a verificação de backup;
  • os dados, aplicações e processos de recuperação de sistemas.

Vale destacar que as aplicações podem ficar em servidores locais ou locações alternativas, tais como o armazenamento em nuvem. Desse modo, o backup pode ser on ou off-site (idealmente, é um modelo híbrido de ambas as modalidades). 

3. Testes regulares 

Por último, mas não menos importante, os testes regulares entram em cena como o terceiro requisito-chave de proteção de dados para backup e recuperação. Além dos cronogramas e das atividades emergenciais de backup, as testagens agendadas do procedimento são essenciais. 

Nesse cenário, os testes de backup devem assegurar que as cópias de segurança do negócio se mantenham no seu local designado de armazenamento. Ainda mais importante, garantem que os dados copiados sejam cópias íntegras e fidedignas dos dados primários.

De fato, guiar testes eficazes e periódicos possibilita que a organização invista em medidas de segurança sempre que necessário, tal como a criptografia dos dados em trânsito – e expostos a vulnerabilidades. 

É importante, ainda, que as empresas garantam sua capacidade de descriptografar e validar as informações. Essa mesma lógica deve ser aplicada aos backups de sistemas e aplicações: eles precisam ser seguros, íntegros e frequentes. 

Saiba mais 👉 Teste de backup: qual é a importância e como fazer?

Potencialize sua proteção de dados com backup gerenciado! 

Para minimizar erros, reduzir custos e garantir o nível de segurança e o monitoramento contínuo do seu backup, apostar no backup gerenciado como serviço é o caminho mais vantajoso. Não por acaso, a modalidade de contratação é a principal tendência de proteção de dados em organizações de todos os portes e segmentos. 

👉 Conheça nossa solução e saiba como obter apoio especializado e soluções renomadas para sua estratégia de backup e recuperação! 

FONTE: Search Data Backup

Créditos da imagem de destaque: fullvector

Deixe um comentário

×