O novo relatório da Kaspersky – intitulado “Como os executivos de empresas interpretam a ameaça do ransomware” – revelou que a maioria dos líderes do Brasil pagaria o resgate exigido pelos cibercriminosos em um ataque de ransomware. 

De acordo com o estudo, 56% das organizações já sofreram um ataque. Quase 68% dos entrevistados declararam que já pagaram pela liberação dos documentos. A pesquisa também revelou que 88% das empresas que foram vítimas de ransomware têm mais probabilidade de pagar o resgate no caso de um novo ataque. 

De forma geral, o relatório sugere que o pagamento do resgate é visto pelas altas lideranças como uma maneira confiável de resolver o problema. Inclusive, 41% deles disseram que pagariam imediatamente o resgate para acessar dados criptografados.

No entanto, Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil, alertou sobre essa visão das empresas diante do ransomware:

“(…) Nunca é recomendável dar dinheiro a cibercriminosos, pois isso acaba incentivando novos ataques e não garante a recuperação dos dados bloqueados. Nossa recomendação às empresas é que foquem na prevenção do incidente, seguindo boas práticas de segurança em processos e pessoas e adotem uma tecnologia de ponta para bloquear as tentativas de ataque”.

FONTE/LEIA MAIS: IT Forum

Deixe um comentário

×