Disponibilidade, confidencialidade e integridade: estes são os três pilares de uma boa prática da segurança da informação. No ambiente corporativo, esse tipo de prevenção é mais do que necessário, pois evita um possível ataque cibernético de terceiros ao sistema utilizado causando transtornos ao seu negócio. Geralmente é o Departamento de TI o responsável em manter a segurança da informação em perfeito funcionamento, garantindo a integridade e disponibilidade dos arquivos compartilhados diariamente. Eles devem estar atentos a qualquer ameaça que comprometa o sigilo de dados importantes e que possam causar problemas tanto ao próprio sistema como a reputação da empresa. Vamos mostrar agora como sua empresa pode evitar que tais crises comprometam seu negócio e como desempenhar a segurança da informação da melhor maneira possível.

Mas, afinal, o que é Segurança da Informação?

É o método de precaução e controle dos dados que circula diariamente dentro de um sistema. Nele, se estabelece políticas de segurança, como limitar o acesso de informações de determinado setor somente aos responsáveis, prevenindo vazamento de informações em meio a grande circulação de dados dentro de uma empresa. Esse controle, que pode ser físico ou lógico, visa preservar desde códigos-fontes de aplicativos e registro de usuários, a limitar o acesso às ferramentas que permitem editar arquivos e programas que compõe o servidor. Umas das principais ameaças à segurança das informações são os ataques de ransomware. É uma espécie de “sequestro virtual” que bloqueia todos os arquivos e sistema de um computador, liberando seu acesso somente após o pagamento de uma quantia em dinheiro. Caso esse tipo de ataque atinja o servidor da sua empresa, os computadores ligados ao sistema estarão impedidos de operar, causando sério risco de prejuízo de dados, além de financeiro, pois a empresa pode passar dias inoperável. E como foi dito anteriormente, apesar de termos a nossa disposição diversos softwares de alta performance feitos especialmente para proteger nossos dados, infelizmente o risco de cair em um golpe como esse é possível. O método de segurança da informação promete, principalmente, a proteção de dados contra algum tipo de vulnerabilidade que colocam as informações em risco.

Veja abaixo alguns exemplos de vulnerabilidade que a Segurança da Informação pode intervir:

  • hardware instalado de forma incorreta ou desatualizados;
  • rede de transmissão de dados de caráter frágil com facilidade de acesso às informações sigilosas;
  • armazenamento em mídia externa, como CDs e pen drives;
  • falta de preparo do usuário ou profissional em não seguir os procedimentos de segurança recomendados pelo departamento responsável no momento de utilizar os dados para uma consulta ou atendimento.
Um outro método de segurança que pode ser aplicado em seu negócio para evitar esses danos é fazendo o backup de todos os dados regularmente. Com as informações salvas antecipadamente, você pode recuperá-las de forma rápida e evitar maiores consequências, pois nesses ataques, geralmente, o resgate dos dados torna-se inválido. Com o aumento dos ciberataques, é cada vez mais comum que um incidente como esse possa acontecer. Por meio de um simples clique em um anexo recebido por email ou site aparentemente inofensivo, todos os seus arquivos podem ficar comprometidos. Imagine se durante esse tempo de espera os clientes insatisfeitos passem a publicar mensagens negativas sobre sua empresa nas redes sociais? Com certeza a repercussão negativa iria prejudicar ainda mais a situação. Seja na nuvem ou em um dispositivo externo, resguardar todos os dados em um local seguro é a melhor solução. Recuperar arquivos de um HD danificado é algo demorado e caro e durante o processo a sua empresa pode ficar paralisada por dias. Ela pode perder tempo precioso em atendimento ao cliente, por exemplo. Com o backup dos arquivos, o processo de normalização das atividades da empresa é mais ágil e eficaz.

Outras dicas de prevenção:

  • Fique atento aos links e anexos recebidos pelo email (ex: intimações judiciais em nome de bancos), e mensagens recebidas pelas redes sociais, com características de “clickbait”, mesmo se vier de pessoas conhecidas. O vírus pode vir camuflado através destas mensagens;
  • mantenha seu sistema operacional atualizado;
  • ative os recursos de segurança do navegador
  • limite o acessos dos funcionários a determinadas funções do sistema. Deixe cada setor com um responsável exclusivamente por ele.
Após todas essas dicas, esperamos que você ponha em prática todas as medidas de segurança necessárias para manter os dados de sua empresa livres de qualquer ataque cibernético. E se você quiser se aprofundar ainda mais no tema, temos um texto explicando o que é backup.

Deixe um comentário

×