Enquanto se multiplicam as notícias sobre ciberataques milionários a governos e grandes corporações, podemos ser tentados a pensar que os negócios de pequeno porte não estão vulneráveis a essas ameaças. Esse, porém, é um perigoso engano: discutir práticas de segurança para pequenas empresas também é matéria de urgência. 

Vale mencionar, inclusive, que essa falsa crença leva muitos donos de pequenos empreendimentos a pecar na proteção adequada, potencializando as vulnerabilidades e portas de entrada para hackers. 

Nesse cenário, os números assustam: estudos demonstram que 58% de todos os ataques cibernéticos miram os menores negócios, justamente devido a seu baixo nível de segurança e frágeis ambientes digitais. De acordo com Yanis Stoyannis, gerente de Consultoria e Inovação de Cybersecurity da Embratel, 60% das pequenas empresas não conseguem se manter funcionando por 6 meses após o ataque cibernético

Por sua vez, uma análise do Instituto Ponemon revelou que 63% das pequenas e médias empresas sofreram algum tipo de incidente de vazamento de dados em 2019. Em 52% dos casos, as informações comprometidas envolviam dados dos clientes. 

O contexto é alarmante, certo? Não por acaso, torna-se cada vez mais indispensável pensar sobre as melhores práticas e investimentos em cibersegurança para os negócios de pequeno porte. 

A seguir, saiba mais sobre o assunto e confira dicas valiosas para potencializar a ciber proteção da sua pequena ou média empresa! 

Segurança para pequenas empresas: por que é tão importante investir? 

Como mencionamos, os ataques hacker não apenas almejam empresas de todos os portes e segmentos, mas tendem até a apresentar certa predileção pelos pequenos e médios negócios. 

Isso porque as PMEs muitas vezes não possuem os recursos necessários para garantir uma cibergurança satisfatória, incluindo tecnologia, funcionários treinados e conhecimento especializado. Não por acaso, costumam ser um alvo fácil para cibercriminosos. 

É interessante mencionar, ainda, a diferença-chave entre uma ameaça que atinge uma grande corporação e aquela que afeta os negócios de menor porte: para esses últimos, um ciberataque pode causar impactos severos e devastadores nas operações diárias, assim como danos financeiros dos quais as empresas muitas vezes são incapazes de se recuperar. 

Além das perdas em dinheiro, as chances de falência e o downtime (tempo de inatividade ou de paralisação das rotinas de trabalho), a reputação no mercado e a confiança dos clientes são outros aspectos extremamente críticos quando o assunto são os riscos de cibersegurança. 

De acordo com o Instituto Gartner, 

“By 2022, cybersecurity ratings will become as important as credit ratings when assessing the risk of existing and new business relationships.”

Na tradução, 

“Até 2022, o nível de cibersegurança será tão importante quanto a avaliação de crédito para analisar o risco de relacionamentos de negócio novos e existentes.” 

Em outras palavras, as “credenciais de segurança” das organizações serão cada vez mais checadas por potenciais parceiros, stakeholders e clientes antes de fechar negócio. 

Afinal, o que está em jogo? 

Infraestrutura de TI, dinheiro, dados confidenciais, reputação: quando o assunto é segurança para pequenas empresas, tudo isso é colocado em cheque sob a iminência de um cibercrime. 

Ao obter acesso à rede do seu negócio, os cibercriminosos podem causar danos incontornáveis a fatores-chave do negócio como: 

  • dados bancários da empresa;
  • listas e informações sigilosas de clientes;
  • planejamentos de expansão;
  • design de produtos;
  • informações financeiras dos clientes;
  • modelo de precificação;
  • dados de negócios parceiros, fornecedores e quaisquer terceiros que façam parte da cadeia de produção da empresa. 

Os impactos de uma brecha de cibersegurança e de um ataque hacker, como se pode imaginar, podem ser desde perturbadores até drásticos. Prejuízos financeiros, perda de equipamentos, altos gastos para lidar com a proteção jurídica necessária para contornar o problema, perda de credibilidade no mercado e sérios danos à reputação (principalmente quando há o vazamento de dados pessoais dos clientes) são apenas algumas das possíveis consequências. 

Não é de se surpreender, nesse sentido, que muitos dos negócios de pequeno e médio porte precisem fechar as portas devido às dificuldades (por vezes irremediáveis) dessas ocorrências. 

Plano de ação: como garantir segurança para pequenas empresas? 

Elabore uma política de cibersegurança (caso ainda não tenha uma!) 

A criação de uma boa política de cibersegurança é essencial para promover a conscientização sobre o tema na empresa e estabelecer regras para o acesso, o controle e a transmissão de dados. 

Critérios de acesso a documentos, classificação dos dados corporativos de acordo com seu nível de confidencialidade, definição de níveis de proteção, políticas para elaboração de senhas e definição de rotinas de backup estão entre as ações para a criação de boas diretrizes. Saiba mais sobre a elaboração do documento aqui! 

Realize uma avaliação de riscos 

Esta etapa também tem um impacto direto na elaboração da política de cibersegurança. Para eliminar quaisquer possíveis brechas, vulnerabilidades e lacunas de segurança, é preciso conhecê-las! 

Faça uma varredura/análise de todos os potenciais riscos que possam comprometer a proteção de sistemas, redes e dados, incluindo o local e o modo de armazenamento de informações e as políticas de acesso a elas. 

É importante classificar, ainda, os eventos por seu nível de impacto e risco, realizando previsões de como violações e demais ações hacker podem afetar o negócio. Todo esse estudo será fundamental para refinar as estratégias de segurança e promover revisões e melhorias constantes. 

Invista em um bom software antivírus, além de proteção anti-malware 

Em se tratando da segurança para pequenas empresas, a adoção de um antivírus eficaz é um cuidado básico. Mais do que isso, porém, o ideal é investir em uma solução completa de proteção que blinde todos os dispositivos corporativos de vírus, golpes de phishing, ransomware, spyware e outros malwares. 

Além da necessária proteção de dados, investigue se a solução escolhida também realiza varreduras de limpeza dos computadores de forma periódica, além da restauração do seu estado prévio, antes da infecção por malware. 

Treine a equipe 

Eis uma informação impactante: cerca de 90% de incidentes cibernéticos não são necessariamente causados pela falta de práticas básicas de TI, mas pela falta de conscientização dos colaboradores acerca de cibersegurança. 

Nesse cenário, é preciso que toda a equipe esteja ciente das definições da política de segurança, além das melhores práticas do dia a dia para assegurar a proteção de dados e sistemas. Para tanto, só há um caminho possível: treinamento intensivo. 

Os funcionários precisam saber como agir diante de e-mails suspeitos, links de fonte desconhecida e atualização de softwares, por exemplo, além da importância-chave de tais medidas para manter a integridade e a disponibilidade dos processos de trabalho. 

Mantenha os softwares atualizados 

Softwares de trabalho desatualizados são basicamente portas abertas para a entrada de hackers. Manter as atualizações em dia não apenas incorpora as correções e melhorias necessárias para o bom desempenho dos sistemas, mas também fecha as brechas de segurança que permitem a ação criminosa. 

Invista em backups periódicos 

A criação de uma política eficiente de backup, além do seu correto gerenciamento, é vital para garantir a disponibilidade de informações críticas na ocorrência de algum incidente ou ciberataque. 

Backups regulares e estratégicos permitem recuperar eventuais dados perdidos e mantê-los sempre disponíveis, configurando-se como uma das principais medidas de cibersegurança para evitar as gravíssimas consequências da perda ou violação de informações. 

E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que ele te ajude a potencializar o nível de proteção no seu negócio de pequeno porte. Agora que conferiu nossas dicas sobre segurança para pequenas empresas, acesse também nosso guia para treinar seus funcionários nas melhores práticas de segurança! 

Créditos da imagem de destaque: vectorjuice

Deixe um comentário

×