Uma das maiores preocupações no mundo corporativo atualmente é ser vítima de uma invasão mal intencionada. Os ataques hackers de vários tipos diferentes vem se multiplicado assustadoramente e as grandes, pequenas e médias empresas são alvos dos invasores devido a grande quantidade informações sigilosas armazenadas.

A Segurança da Informação vem sendo adotada como estratégia para assegurar todos os dados e impedir que ameaças hacker atinjam o sistema de uma empresa. Com uma boa gestão especializada em segurança, você terá a garantia de que todos os seus arquivos estarão protegidos e a fácil alcance.

Se você está em busca de proteção para seus arquivos e quer mantê-los longe de qualquer ameaça hacker que possa desestruturar todo o seu negócio, listamos abaixo 7 principais tipos de ataques hacker que você precisa conhecer e começar a investir em segurança digital.

Tipos de ataque hacker

1. DDoS Attack

Sigla para “Negação Atribuída de Serviço”, esse ataque tem como finalidade sobrecarregar as atividades do servidor de um computador, provocando lentidão e tornando os sites indisponíveis para acesso.

Através da criação de uma rede zumbi, diversos computadores já infectados conectam-se ao hacker principal (“Mestre”). Ao escolher o alvo, essa rede será a responsável por sobrecarregar todo o sistema até torná-lo indisponível.

Saiba Mais: Ataque DDoS: o que é, como funciona e como se proteger?

2. Port Scanning Attack

Este malware faz uma busca pelo servidor na tentativa de encontrar alguma vulnerabilidade no sistema. Caso receba o aviso de uma “porta” disponível, o este tipo de ataque hacker poderá explorar todo aquele território e ter acesso livre aos arquivos que compõem o servidor.

3. Ransomware

Também conhecido como “Sequestrador Virtual”, o ransomware tem por objetivo bloquear o acesso a todos os arquivos do servidor, que são liberados pelo hacker somente após o pagamento de uma quantia em dinheiro (bitcoins) – e o valor do “resgate” é determinado pelo próprio criminoso.

Aqui, o hacker passa a ter total controle dos arquivos e informações, além de controlá-los de forma remota, dificultando ainda mais a identificação do problema. Por meio de uma estratégia chamada de “Engenharia Social”, os cibercriminosos induzem o usuário a acessar o link e instalar o vírus ali camuflado (especialmente através de mensagens e anúncios convincentes).

Saiba Mais: E-book (GRÁTIS) – Ransomware: o guia definitivo para identificar e combater a ameaça

4. Cavalo de Troia

Uma das ameaças mais populares existentes na Internet, este malware só opera com “autorização” do usuário, ou seja, se o indivíduo executou algum anexo de email de remetente suspeito ou desconhecido, ou executou algum downloads, o vírus pode vir camuflado nesses espaços, por exemplo.

O Cavalo de Troia pode ter vários objetivos. Entre eles, roubar informações pessoais e interromper algumas funções do seu computador. Assim como o Ransomware, o malware também utiliza a Engenharia Social para enganar os usuários e incentivar o acesso à links e arquivos infectados.

Saiba Mais: Trojan ou cavalo de troia: saiba como evitar e remover o malware

5. Ataques de força bruta

Consiste basicamente em furtar senhas através de diversas tentativas de combinação de usuário e senha. Em posse destas informações, o hacker poderá enviar diversas mensagens com remetente conhecido do usuário com conteúdos como phishing e spam.

Conhecer todas esses tipos de ataques e como eles agem no sistema pode parecer assustador, não é mesmo? Mas há diversas maneiras de evitar cair em uma armadilha como essas.

Saiba Mais: Ataque de força bruta: o que é, como funciona e como evitar?

6. Phishing

Phishing é um crime virtual – geralmente realizado na forma de e-mail – no qual criminosos levam os usuários a revelarem informações sigilosas, incluindo senhas, dados bancários e CPF.

Como o nome do ciberataque indica, os hackers “pescam” os dados dos usuários, lançando uma “isca” para enganá-los.

Saiba Mais: O que é phishing: proteja seu negócio desse golpe tão comum

7. Cryptojacking

Cryptojacking é um malware ou crime virtual no qual o hacker faz uso do computador ou dispositivo de outra pessoa para fazer a mineração das chamadas criptomoedas (moedas virtuais).

Em outras palavras, é uma exploração remota de computadores alheios.

Saiba Mais: Cryptojacking: conheça o famoso cibercrime e saiba combatê-lo

Práticas de segurança para se proteger de qualquer tipo de ataque hacker

Para se proteger dessas ameaças, existem uma série de práticas de segurança da informação que vai te deixar mais seguro. Abaixo listamos algumas que você precisa ter:

  • Desconfie de anúncios enviados por e-mail com ofertas surpreendentes e megalomaníacas: os malwares podem estar camuflados nesses anexos.
  • Instalar um bom anti-vírus: escolha um software que te ofereça proteção completa para seu sistema, de acordo com a necessidade.
  • Mantenha o sistema operacional atualizado: lembre-se que um sistema quando desatualizado está mais vulnerável a sofrer ciberataques, e você corre o risco de perder seus arquivos ou ter seu acesso bloqueado temporariamente;
  • Altere suas senhas com frequência: faça uma mudança periódica na suas senhas, e evite gravá-las em computadores onde há alta rotatividade de usuários.
  • Observe quais são os recursos de segurança oferecidos pelo servidor: proteção ao número de IP, bloqueio de malwares e sites de phishing.
  • Outra dica valiosa de prevenção é fazer o backup regular dos seus arquivos. Manter uma cópia atualizada de todos os seus dados é imprescindível e vai facilitar bastante o serviço enquanto o sistema principalmente se você venha a sofrer algum incidente como os citados acima.

Caso sua empresa seja de pequeno porte ou não possui uma equipe especializada em segurança da informação, você pode optar em contratar o serviço de backup gerenciado. Clique aqui para fazer um teste gratuito da solução por 15 dias! 

A empresa ficará responsável pela segurança de todos os seus dados, protegendo-os contra ataques hacker. Observe quais métodos de segurança são utilizados pelo servidor, bem como o suporte, e garanta a proteção segura de todos os seus arquivos.

Por fim, é importante destacar a grande relevância de contar com uma solução anti-malware eficaz e integrada, que forneça proteção de dados e atue contra crimes cibernéticos. 

Conheça todas as vantagens do Acronis Cyber Protection e eleve sua segurança a um novo nível! 

Deixe um comentário

×