Um cidadão de 28 anos da Ucrânia utilizou um botnet para descriptografar senhas e repassá-las a outros criminosos que poderiam utilizá-las para fins de ransomware e fraudes de impostos. 

Glib Oleksandr Ivanov-Tolpintsev foi sentenciado a 4 anos na prisão federal por descriptografar as credenciais de milhares de computadores ao redor do mundo e vendê-las na dark web. O cibercriminoso também foi condenado a devolver os lucros ilegais de mais de $82 mil.

Em 2020, as autoridades da Polônia levaram Ivanov-Tolpintsev sob custódia e o extraditaram para os EUA. Em fevereiro de 2022, ele se declarou culpado por vender nomes de usuários, senhas e informações de identificação pessoal (incluindo datas de nascimento e números de segurança social de residentes dos EUA) na dark web. 

O hacker controlava um botnet para conduzir ataques de força bruta pensados para descriptografar diversas credenciais de login simultaneamente. O botnet era capaz de descriptografar as credenciais de ao menos 2 mil computadores por semana. 

FONTE/LEIA MAIS: CyberNews

Deixe um comentário

×