Ícone do site Backup Garantido

Malware brasileiro BRATA Android ganha recursos avançados de ameaças móveis

Os operadores por trás do BRATA adicionaram, mais uma vez, novos recursos ao malware de Android em uma tentativa de tornar seus ataques contra apps financeiros mais furtivos e sorrateiros

“De fato, o modus operandi (do malware) agora se assemelha ao padrão de atividades de uma Ameaça Avançada Persistente (APT)”, afirmou a firma italiana de cibersegurança Cleafy. “Esse termo é utilizado para descrever uma campanha de ataques em que criminosos estabelecem uma presença de longo prazo em uma dada rede para roubar informações sensíveis”. 

“BRATA” é um acrônimo para “Brazilian Remote Access Tool Android” (“Ferramenta Brasileira de Acesso Remoto Android”). O malware foi detectado no Brasil no final de 2018, antes de fazer sua primeira aparição na Europa no último mês de abril, mascarando-se como um software de antivírus e outras ferramentas de produtividade para levar usuários a fazer o download. 

A mudança no padrão de ataque, que escalou no início de abril de 2022, envolve a customização do malware para atacar uma instituição financeira específica por vez e a troca para um banco diferente depois que a vítima começa a implementar medidas contra a ameaça

Também foram incorporados novos recursos que permitem que o malware simule as páginas de login de instituições financeiras para roubar credenciais, acessar mensagens SMS e instale um novo arquivo (“unrar.jar”) de um servidor remoto para registrar eventos no dispositivo comprometido. 

“A combinação da página de phishing com a possibilidade de receber e ler o SMS da vítima poderia ser utilizada para performar um ataque completo de controle da conta – Account Takeover (ATO)”, disseram os pesquisadores. 

FONTE/LEIA MAIS: The Hacker News 

Créditos da imagem: freepik

Sair da versão mobile