Organizações em muitos setores claramente têm a modernização de rede em suas listas de tarefas, mas desafios como custos altos e falta de habilidades essenciais os impedem, de acordo com os resultados de um estudo chamado “Estado atual da modernização de rede”, divulgado em 9 de fevereiro. pela Asperitas Consulting , uma empresa de serviços em nuvem.

Embora 86% dos operadores ou administradores de rede pesquisados ​​planejem modernizar sua rede, apenas 5% o fizeram totalmente, revelou o estudo. Além disso, 51% dos entrevistados disseram que suas empresas concluíram apenas menos da metade de seus projetos de modernização de rede.

Para o estudo, a Asperitas contratou a empresa de pesquisa PureSpectrum para entrevistar 250 administradores ou operadores de rede em empresas de vários setores com pelo menos 1.000 funcionários. A nuvem é um componente central para a modernização da rede. As organizações modernizam suas redes com software em nuvem e provedores de serviços para obter maior agilidade, flexibilidade e escalabilidade, de acordo com a Asperitas.

Além disso, 35% dos respondentes destacaram o aumento da disponibilidade da rede e seus serviços como incentivo à modernização. Quando se trata do significado da modernização da rede, 41% das operadoras de rede citaram a facilidade de integração com serviços externos, como nuvens públicas ou software como serviço, enquanto 19% mencionaram facilidade de aprimoramentos e escala e 18% apontaram a necessidade para proteger uma rede.

Obstáculos de custos e habilidades dificultam a modernização da rede
A modernização da rede traz uma conta mais alta do que a atualização de um único aplicativo, e os resultados da pesquisa sobre os custos foram surpreendentes, de acordo com Scott Wheeler, líder de prática de nuvem da Asperitas.

“Surpreendentemente, um dos maiores desafios para a modernização da rede é conseguir os fundos para fazer o trabalho”, disse Wheeler à InformationWeek. “O que vimos é que muitas vezes é difícil conseguir dinheiro para projetos de infraestrutura, como modernização de rede, pois eles abordam um recurso corporativo central (rede) em vez de um aplicativo de software específico, que é muito mais fácil de associar a um resultado de negócios.”

Na verdade, os entrevistados disseram que uma empresa provavelmente gastaria entre 5% e 15% de seu orçamento de TI em um projeto de modernização de rede.

Além disso, os entrevistados mencionaram a falta de habilidades como um dos principais desafios ao abordar a modernização da rede. Eles destacaram a engenharia de rede, arquitetura de rede, gerenciamento de projetos e arquitetura de segurança como as habilidades mais necessárias.

“Muitas vezes não há recursos internos suficientes com as habilidades necessárias para fazer o trabalho, e muitas vezes não há parceiros qualificados suficientes para ajudar na execução do trabalho”, diz Wheeler.

5G, Cloud WAN para liderar a futura modernização da rede
A pesquisa da Asperitas revelou o que os administradores e operadores de rede preveem para as tendências de rede no futuro. Na verdade, 37% dos entrevistados destacaram o 5G/mobile edge como uma das principais tendências de rede, e 31% dos especialistas de TI pesquisados ​​mencionaram a WAN na nuvem como uma das principais tendências. Enquanto isso, 21% apontaram a habilitação de edge computing como uma das principais tendências e 12% escolheram SD-WAN.

No entanto, esses resultados surpreenderam a equipe da Asperitas, segundo Wheeler.

“Trinta e sete por cento trabalhando em 5G/borda móvel parecia muito alto e 12% para SD-WAN parecia baixo”, diz ele.

Empresas como IBM e Ericsson promoveram o 5G como um ingrediente-chave na modernização da rede. Por exemplo, a Ericsson trabalhou com parceiros na iniciativa Rede Orientada a Serviços para a Rede do Futuro (SOGNO) da União Europeia para explorar como o 5G pode modernizar o setor de energia por meio de automação e monitoramento orientado por dados.

Priorize o estabelecimento de metas, estratégia holística
Para modernizar um sistema de TI antigo , os líderes de tecnologia devem ser claros sobre o que desejam realizar com a infraestrutura, de acordo com Wheeler.

“Para enfrentar os desafios em torno da modernização da rede, é importante que um CIO defina objetivos claros sobre o que é necessário para a modernização da rede”, diz Wheeler. “É disponibilidade/estabilidade da rede, velocidade de fazer alterações, segurança, outros? Muitas vezes, essa orientação é deixada de fora de um esforço de modernização de rede, e a equipe de rede é deixada para fazer suposições sobre o que é necessário em um esforço de modernização de rede.”

Ele também enfatiza a necessidade de uma abordagem holística para a modernização da rede para superar as barreiras financeiras para as atualizações.

“A única maneira que vimos as organizações modernizarem sua rede, evitando obstáculos e minimizando custos, seria adotar uma abordagem holística e obter assistência de indivíduos ou fornecedores que já realizaram esse trabalho com sucesso antes”, diz Wheeler. “Obtenha o alinhamento de toda a organização sobre quais devem ser as prioridades para o esforço de modernização da rede.”

Fonte Leia mais: https://www.informationweek.com/cloud/costs-tech-skills-impeding-network-modernization-efforts

Deixe um comentário

×