De acordo com um estudo recente divulgado pela Fortinet, que analisa diariamente os incidentes de cibersegurança em todo o mundo, foram registradas 8,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2020 no Brasil. Na América Latina e no Caribe, o número totaliza 41 bilhões. 

Somente nos últimos 3 meses de 2020, o Brasil somou 5 bilhões de tentativas, sendo que o período ficou marcado pela disseminação de ameaças como e-mails de phishing com anexos de arquivos HTML, que tomou toda a América de Latina. 

No golpe, os anexos visam redirecionar o navegador para sites maliciosos, tornando-se o veículo mais comum para distribuir arquivos infectados. Muitas vezes, o malware atua como porta de entrada para o ransomware. 

Para os especialistas da Fortinet, embora o número de tentativas de ciberataque mantenha-se extremamente alto, a maior preocupação é o nível de sofisticação e eficácia alcançado pelos hackers, principalmente com o uso de tecnologias avançadas e recursos de Inteligência Artificial. 

Com isso, é possível aumentar as chances de sucesso com ataques direcionados, causando mais danos com menos tentativas. 

A empresa também prevê uma tendência alarmante para 2021: o surgimento de redes que se adaptam e expandem conforme a necessidade do usuário, propiciando a criação de diversos vetores de ataque e a ação conjunta dos cibercriminosos para atingir as vítimas em velocidade de 5G

FONTE/SAIBA MAIS: Security Report

Deixe um comentário

×