Hackers vazaram extensos dados de pacientes de duas redes hospitalares nos EUA, em uma aparente tentativa de extorsão para exigir dinheiro. 

As dezenas de milhares de arquivos foram publicados em um blog da dark web, utilizado por cibercriminosos para identificar e extorquir suas vítimas. As informações incluem dados pessoais de identificação, tais como nomes, endereços e aniversários, além dos seus diagnósticos médicos. Os dados são provenientes das redes hospitalares Leon Medical Centers (que atua em 8 locações em Miami) e Nocona General Hospital, que tem 3 centros no Texas. 

O grupo hacker que postou os arquivos é bastante conhecido por pesquisadores de cibersegurança. Normalmente, eles primeiro criptografam as informações das vítimas e exigem pagamento – é raro que comecem publicando os dados. Em Nocona, no entanto, foi o que aconteceu. O motivo para a divulgação dos arquivos ainda não está claro. 

O vazamento destaca como os cibercriminosos vêm constantemente mirando os hospitais americanos, assim como pequenos negócios, escolas e computadores governamentais. Frequentemente, eles infectam as máquinas com ransomware, um software malicioso que bloqueia computadores, deixando-os inoperacionais. Em seguida, os hackers demandam pagamento, em geral via bitcoin, para liberar os arquivos. 

FONTE/SAIBA MAIS: NBC News

Deixe um comentário

×