Machine Learning, IA, 5G e IoT serão as tecnologias mais importantes em 2021, aponta estudo

Recentemente, o IEEE (Institute of Electrical and Electronical Engineers) divulgou sua pesquisa IEEE 2020 Global Survey of CIOS and CTOs, que revelou as principais tecnologias para 2021. 

O estudo, que entrevistou 350 CIOs e CTOs dos EUA, Brasil, Reino Unido, China e Índia, também sondou as indústrias que deverão ser mais afetadas pela tecnologia no próximo ano e os impactos da pandemia na velocidade de adoção de soluções digitais. 

As tecnologias mais importantes para 2021 

Um terço dos profissionais entrevistados (32%) apontou Inteligência Artificial e Machine Learning como as principais tecnologias para o próximo ano. Em seguida, foi citado o 5G (20%) e a Internet das Coisas ou IoT (14%)

De acordo com os entrevistados, os setores mais impactados pela tecnologia serão  Manufatura (19%), Saúde (18%), Serviços Financeiros (15%) e Educação (13%). 

Ao mesmo tempo, mais da metade (52%) dos CIOs e CTOs acredita que seus maiores desafios para 2021 estarão relacionados à recuperação da crise de COVID-19 nas operações do negócio. 

Esses desafios incluem: 

  • Estrutura permanente de trabalho híbrido (remoto e em escritório), com 22% das respostas;
  • Reabertura do escritório e suas facilidades para retorno ao trabalho, com 17% das respostas;
  • Gerenciamento permanente de trabalho remoto, com 13% das respostas;
  • Agilidade para interromper e iniciar iniciativas de TI no ambiente de incertezas em que vivemos, com 11% das respostas;

Cibersegurança 

As duas principais preocupações dos CIOs e CTOs, quando o assunto é cibersegurança, são questões de segurança envolvendo força de trabalho em tecnologia móvel (o que inclui os funcionários trazendo seus próprios dispositivos para o trabalho) e garantir que a Internet das Coisas (IoT) é segura

A primeira preocupação foi citada por 37% dos profissionais e a segunda por 35% deles. Esses dados não são uma surpresa, tendo em vista que o número de dispositivos conectados (como smartphones, tablets e drones) tem apresentado um crescimento dramático. 

Nesse cenário, mais de um terço (34%) dos CIOs e CTOs afirmaram que conseguem gerenciar 26-50% dos dispositivos conectados ao seu negócio, enquanto 20% deles afirmaram que podem rastrear e gerenciar 51-75% dos dispositivos conectados. 

FONTE/SAIBA MAIS: IEEE.org

Deixe um comentário

×