A companhia de exposição cibernética Tenable realizou uma auditoria da escala e do escopo dos vazamentos e exposições de dados ao longo de 2021 – e as descobertas dão a dimensão do nível de perigo. 

Em todo o mundo, ao menos 40.417.167.937 registros foram expostos em 2021, segundo o cálculo do time da Tenable, que tomou como base 1825 incidentes de vazamentos de dados publicamente divulgados entre Novembro de 2020 e Outubro de 2021. 

O número representa um aumento significativo em relação ao mesmo período de 2020, que teve 730 eventos publicamente divulgados com 22 bilhões de registros expostos. Trata-se de uma indicação significativa de quão grande é a ameaça da invasão cibernética – e de um lembrete de que, por trás de cada dado exposto, há um indivíduo vulnerável ao risco de fraude. 

Uma escala sem precedentes 

Se a análise dos dados, por natureza, não é totalmente transparente porque o volume e o tipo dos dados expostos nem sempre são claros, existem algumas indicações da verdadeira escala do problema: 

Mais de 260 terabytes foram roubados como resultado dos vazamentos de dados. Quando o assunto é o cálculo dos arquivos, documentos ou e-mails vazados, o número ultrapassa 1.8 bilhões. 

Aprofundando-se na pesquisa, a Tenable também conseguiu averiguar o número de vezes em que os vazamentos de dados estavam ligados a uma causa raiz específica: cerca de 38% de todos os vazamentos analisados foram resultado de um ataque de ransomware, um aumento de 35% em relação a 2020. 

👉 E-book GRATUITO: Ransomware: o Guia Definitivo para detectar e combater a ameaça 

“Dúzias de grupos, como REvil, Conti, DarkSide e mais dominaram as manchetes e continuaram a fazer estrago em uma ampla gama de segmentos do mercado”, afirmou a Tenable. Um quarto dos vazamentos de dados de 2021 tinham causa desconhecida, um aumento sutil em relação a 2020. 

FONTE/LEIA MAIS: CyberNews 

Créditos da imagem: jcomp

Deixe um comentário

×