Antes de entrarmos na questão de “o que é autenticação de dois fatores” ou “o que é 2FA”, vamos considerar por que é importante fazer todo o possível para melhorar a segurança de sua conta online. Com tanto de nossas vidas acontecendo em dispositivos móveis e laptops, não é de admirar que nossas contas digitais tenham se tornado um ímã para criminosos. Ataques maliciosos contra governos, empresas e indivíduos estão se tornando mais comuns. E não há sinais de que hackers, violações de dados e outras formas de cibercrime estejam diminuindo!

Felizmente, é fácil para as empresas adicionar uma camada extra de segurança às contas de usuário chamada autenticação de dois fatores ou 2FA. Nos últimos anos, houve um grande aumento no número de sites que perdem os dados pessoais de seus usuários. E como o cibercrime continua a evoluir, as empresas estão descobrindo que seus sistemas de segurança legados não são páreo para as ameaças e ataques de hoje. Às vezes, eles revelam erros humanos simples. E não é apenas a confiança do usuário que pode ser prejudicada. Organizações de todos os tipos – empresas globais, pequenas empresas, startups e até mesmo organizações sem fins lucrativos – podem sofrer riscos financeiros e de reputação significativos.

As consequências da invasão de consumidores ou roubo de identidade podem ser devastadoras. Credenciais roubadas são usadas para proteger cartões de crédito falsos e financiar compras que podem prejudicar o crédito da vítima. Tanto contas bancárias quanto criptográficas inteiras podem ser esgotadas da noite para o dia. De acordo com um estudo recente, mais de US$ 16 bilhões foram roubados de 15,
milhões de consumidores americanos em 2016. Ainda mais incrível, ladrões de identidade roubaram mais de US$ 107 bilhões nos últimos seis anos.
É claro que sites e aplicativos da web devem fornecer segurança mais rígida. E, sempre que possível, o consumidor deve adquirir o hábito de se proteger com algo mais forte do que apenas uma senha. Para muitos, essa camada extra de segurança é a autenticação de dois fatores.

2FA é uma camada adicional de proteção que garante que as pessoas que tentam acessar uma conta online sejam quem dizem ser. Primeiro, o usuário digita seu nome de usuário e senha. Em vez de entrar imediatamente, eles são solicitados a fornecer outras informações. Este segundo fator pode vir de uma das seguintes categorias:

Algo que você sabe: pode ser um número de identificação pessoal (PIN), senha, respostas a “perguntas secretas” ou um padrão de pressionamento de tecla específico.

Algo que você tem: geralmente alguém que tenha algo, como um cartão de crédito, um smartphone ou um pequeno ID de hardware.

Algo que você é: Esta categoria é um pouco mais específica e pode incluir uma impressão digital biométrica, digitalização ou voz.

com 2FA, que pode ser apenas um desses fatores não abre a conta Portanto, mesmo que sua senha seja roubada ou seu telefone seja perdido, é muito improvável que outra pessoa consiga obter suas informações das informações de outra pessoa. De outra perspectiva, sites e aplicativos podem confiar na identidade de um usuário e abrir uma conta se o consumidor usar o 2FA corretamente.

Fonte leia mais: https://authy.com/what-is-2fa/

Deixe um comentário

×