Há um crescimento exponencial no mercado ilegal de certificados falsos de vacinação contra o coronavírus: de acordo com a CheckPoint,  os vendedores de certificados digitais e até testes de PCR COVID-19 falsos organizam seus serviços em grupos do Telegram – e o número desses grupos aumentou 257% desde março de 2021

 Por apenas US$ 100, os anúncios prometem o certificado Digital COVID da União Europeia, os cartões de vacinação do CDC (Centers for Disease Control, Estados Unidos) e do NHS COVID (National Health Service, Reino Unido), além de testes de PCR COVID-19 falsos para qualquer pessoa disposta a pagar.

Segundo a CheckPoint, alguns dos grupos do Telegram ultrapassam 450 mil seguidores. Os pesquisadores estimam que há mais de 2.500 grupos ativos e suspeitam que a mudança para o Telegram ajudou os cibercriminosos a alcançar mais pessoas e distribuir seu conteúdo em escala. 

Os certificados de vacinação para quase todos os países (incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Suíça, Paquistão, Holanda, Itália, Grécia, Indonésia, França) estão disponíveis para compra, sendo que a maioria dos certificados falsos tem sido comercializada em países europeus.

Em março de 2021, a CPR publicou um relatório que detalhou a tendência de “passaportes de vacina” falsos sendo vendidos online na Darknet. Desde então, a equipe da Check Point Research continuou a monitorar o mercado ilegal para atividades em torno dos supostos serviços relativos ao coronavírus.

FONTE/LEIA MAIS: Security Report 

Deixe um comentário

×