As empresas de hoje não são estranhas à expansão de ferramentas. Num inquérito realizado pela Acronis, 79% das organizações relataram que dependem de até 10 soluções de TI diferentes para se manterem a funcionar de forma produtiva e segura. Isso inclui soluções de proteção e remediação contra ransomware, soluções antimalware, ferramentas automatizadas de gerenciamento de patches, avaliações de vulnerabilidades, soluções de filtragem de URL, soluções de proteção contínua de dados e muito mais. À primeira vista, os profissionais de TI destas organizações fizeram o seu trabalho, abastecendo as suas pilhas de TI com todas as tecnologias recomendadas de segurança cibernética e proteção de dados que as empresas necessitam atualmente para proteger os seus dados, aplicações e sistemas contra ameaças – acidentais ou maliciosas. Infelizmente, nem sempre é esse o caso. De acordo com um dos relatórios de pesquisa mais recentes da Acronis , o malware – especialmente o ransomware – continua a ser uma das principais ameaças à subsistência das empresas. Apesar da adoção generalizada de soluções de segurança e das tentativas contínuas das empresas de treinamento de conscientização e correção, cerca de uma em cada 10 ameaças chega ao endpoint. Então porque é que o cibercrime ainda é um problema se os profissionais de TI investiram em todas as soluções de que necessitam? Frustrantemente, parte da resposta é que os ataques cibernéticos estão aumentando, não apesar dessas pilhas de TI cuidadosamente povoadas e protegidas, mas por causa delas.

Os cibercriminosos estão abrindo buracos nas defesas de TI.

Ao estabelecer uma complexa colcha de retalhos de soluções de proteção de dados e segurança cibernética como defesa da sua infraestrutura de TI, os profissionais de TI estão, sem saber, a criar desafios para a sua própria gestão e para a segurança dos seus negócios. “Os agentes de ameaças estão a expandir cada vez mais os seus alvos, enquanto as organizações são restringidas pela crescente complexidade da infraestrutura de TI”, afirma Candid Wüest, VP de Cyber ​​Protection Research da Acronis. “Apenas um pequeno número de empresas dedicou tempo para modernizar a sua pilha de TI com proteção integrada de dados e segurança cibernética. O cenário de ameaças continuará a crescer e o aumento da integração e da automação é o único caminho para maior segurança, custos mais baixos, maior eficiência e riscos reduzidos.” Para ilustrar este ponto, aqui estão três razões pelas quais os profissionais de TI em organizações que vão desde pequenas e médias empresas a empresas devem explorar uma abordagem integrada de proteção cibernética.

1. Soluções integradas economizam dinheiro para as empresas

Consolidar soluções de TI e eliminar relacionamentos excessivos com fornecedores pode economizar dinheiro para as empresas, tanto no momento da compra quanto de forma consistente ao longo do tempo. Na verdade, de acordo com um estudo realizado por Vanson Bourne , os MSPs podem economizar quase US$ 230.000 consolidando suas soluções de segurança cibernética, backup e recuperação de desastres. Embora o número possa ser diferente para organizações que gerenciam sua própria infraestrutura de TI, a conclusão é a mesma: substituir soluções e fornecedores diferentes envolvidos na proteção de dados e na segurança cibernética da sua organização por uma plataforma integrada reduz a sobrecarga. Também reduz o tempo necessário para implantar, gerenciar e treinar os membros da equipe de TI; trocando a necessidade de familiaridade com diversas interfaces diferentes pela familiaridade com um único console de gerenciamento que oferece insights sobre uma variedade de recursos diferentes.

2. Soluções integradas reduzem o risco de erro humano

Um estudo de 2020 conduzido pela Universidade de Stanford relatou que 88% dos incidentes de violação de dados são causados ​​por erro humano. As tendências dos ataques cibernéticos mostram que os criminosos também estão cientes deste facto. O phishing tem sido o vetor de ataque cibernético mais comum há anos, à medida que os cibercriminosos usam técnicas de engenharia social para induzir os usuários a abrir anexos ou links maliciosos. O número de ataques baseados em e-mail que observamos no primeiro semestre de 2023 foi 464% maior do que no primeiro semestre de 2022. O phishing continua a crescer rapidamente hoje porque funciona e porque a IA tornou mais fácil do que nunca para os criminosos gerarem ataques. um grande número de mensagens aparentemente legítimas. Embora programas de formação robustos e a ajuda de tecnologias preventivas de cibersegurança sejam componentes essenciais para colmatar esta lacuna de segurança, é importante não ignorar o impacto que uma infraestrutura de TI mais simplificada pode ter na redução do erro humano. A eliminação da complexidade da sua infraestrutura de TI reduz o risco de erro humano e melhora a produtividade, permitindo que a sua equipe de TI se concentre mais no suporte que fornece, em vez de gerenciar as ferramentas que usa para fornecê-lo.

3. Soluções integradas oferecem segurança cibernética mais completa

Um problema fundamental da abordagem tradicional à proteção de dados e à cibersegurança é a falta de comunicação e ligação entre soluções. Como resultado, as organizações ficam expostas a superfícies de ataque desprotegidas e à ameaça de ataques recorrentes de malware. Devido à natureza integrada do Acronis Cyber ​​Protect , as organizações podem ficar tranquilas sabendo que, quando ocorrer um ataque cibernético, toda a sua infra-estrutura estará protegida. Caso uma ameaça consiga se infiltrar na infraestrutura da sua organização, os recursos de verificação de backup garantirão uma recuperação rápida, completa e segura, enquanto os recursos forenses ajudarão a identificar e fechar a lacuna que levou ao incidente. “Este é o núcleo da proteção cibernética, onde falamos sobre a combinação de todas essas diferentes capacidades”, disse Patrick Hurley, vice-presidente e gerente geral para as Américas da Acronis. “É backup, recuperação de desastres, antimalware, antivírus, proteção contra ransomware, gerenciamento de proteção – todas as diferentes ferramentas de segurança, juntas em uma única solução. Quando há um evento – e novamente, haverá eventos – você tem todas essas coisas trabalhando juntas.”

Referencia: https://www.acronis.com/en-us/blog/posts/3-reasons-it-teams-need-to-integrate-their-backup-and-security-solutions/

Deixe um comentário

×