Nada no mundo é certo, exceto a morte e os impostos – e os orçamentos limitados de TI. De fato, é muito comum que líderes de TI percam o sono tentando conciliar os objetivos do negócio com escassos recursos financeiros. Em uma recessão como a que estamos vivendo, é claro  que essa ansiedade só aumenta. 

Confira 7 modos como os gestores de TI podem atingir as metas atuais enquanto preparam as empresas para mudanças inevitáveis! 

1. Aceite a realidade e comece a planejar 

O maior erro dos líderes de TI é a falta de planejamento, o que aumenta os riscos de reduzir ainda mais os recursos e o orçamento. Aqui, uma noção global do negócio é fundamental, definindo os investimentos de TI que têm maior valor para a organização. 

Nesse sentido, uma gestão eficiente de orçamento inclui desenvolver uma estratégia de TI que esteja diretamente alinhada com os objetivos da empresa. Diante de recursos apertados, ainda, é essencial priorizar os projetos em andamento. Quais deles podem ser financeiramente beneficiados agora? 

2. Não sucumba à pressão 

Tornar-se vítima da pressão de colegas e fornecedores para fazer grandes investimentos em novas tecnologias (sem antes avaliar os custos e o valor para o negócio) só sobrecarrega um orçamento de TI que já está limitado. 

Deixe que as necessidades do seu negócio – e não as tendências – guiem a adoção de novas tecnologias e investimentos. 

3. Construa apoio interno 

Relacionamentos são críticos para o sucesso em TI. E isso inclui um apoio mútuo entre o setor, a gestão e os demais departamentos da empresa. Nesse sentido, a Tecnologia da Informação deve sempre ter um “lugar à mesa” quando for o momento de definir metas estratégicas para o negócio.

Caso contrário, não haverá alinhamento entre o orçamento disponível e as iniciativas da organização. 

4. Desenvolva modelos financeiros precisos 

Na batalha para gerenciar e equilibrar as contas, os CIOs têm no setor financeiro um aliado indispensável. Com esse trabalho conjunto, é possível desenvolver modelos baseados no histórico de dados, principalmente quando de trata para planejar os gastos operacionais de TI. 

Ter KPIs (indicadores de desempenho) semanais  e um relatório realizado pelo Financeiro

estão entre as ações mais eficientes para administrar o orçamento. 

5. Revise processos de trabalho 

Para maximizar os recursos financeiros de TI, revise com cuidado os processos atuais, investigando se há ineficiências e redundâncias. Ao cortar essas operações pouco eficazes (ou mesmo otimizá-las), é possível fazer um gerenciamento muito mais eficiente das despesas de TI. 

6. Considere o outsourcing 

Com muita frequência, é menos custoso terceirizar serviços e ferramentas do que desenvolvê-los no ambiente interno. O outsourcing (ao contar com talentos externos) também é uma boa estratégia para contar com especialistas em determinadas áreas de trabalho e permitir que a equipe do negócio fique focada em atividades mais estratégicas. 

7. Busque orientação externa e especializada 

Obter um parecer ou conselho realista de um colega ou analista da área pode ajudar os CIOS a definirem parâmetros razoáveis para o orçamento de TI. Ao combinar essas informações com relatórios e a ajuda do financeiro, será possível atingir a flexibilidade necessária para administrar as despesas de TI com inteligência. 

FONTE/SAIBA MAIS: CIO.com

Deixe um comentário

×