O grupo hacker conhecido como REvil está ameaçando divulgar as imagens de antes e depois de pacientes submetidos a cirurgias plásticas no The Hospital Group, maior rede do Reino Unido especializada em correção nasal, cirurgia mamária e bariátrica, entre outros procedimentos. 

De acordo com os cibercriminosos, mais de 900 GB de imagens foram obtidas, reunindo fotos de pacientes que realizaram cirurgias nos 11 hospitais e clínicas do grupo médico. 

Em um típico golpe de ransomware, os hackers prometem divulgá-las se o pagamento não for efetivado (o valor exigido não foi divulgado). Segundo eles, as imagens íntimas em sua posse “não são uma visão agradável”. 

Por sua vez, o The Hospital Group confirmou que foi vítima de um ataque através de uma brecha na segurança de dados. O grupo também declarou que, ao que tudo indica, as informações de pagamento dos pacientes (como detalhes de cartões de crédito) não foram comprometidas. 

A empresa afetada disse que alertou todos os clientes acerca do ocorrido, e que entrará em contato com as pessoas cujos dados pessoais foram possivelmente comprometidos. A BBC, que publicou uma matéria sobre o caso, alega que há pacientes que não foram avisados. 

FONTE: Olhar Digital 

Deixe um comentário

×