Todos os tipos de negócios são alvos em potencial dos mais diversos ciberataques. As pequenas e médias empresas, inclusive, muitas vezes estão despreparadas em suas medidas de cibersegurança, o que facilita ainda mais o caminho para ações criminosas. 

Mas como começar a agir? Quais são as iniciativas imprescindíveis para afastar o risco das ameaças cibernéticas? 

A seguir, listamos os 4 principais pilares para uma estratégia efetiva de proteção nas organizações. Confira: 

1. Garanta que seus softwares estão atualizados 

A presença de brechas nos softwares corporativos está entre os principais canais de entrada para hackers na rede da empresa. A melhor solução para a questão, nesse sentido, é ficar em dia com as últimas versões dos softwares, além de atualizar os sistemas regularmente. 

O cuidado aumenta a proteção contra possíveis vulnerabilidades, brechas, tentativas de roubo e outras formas de ciberataques que podem trazer grandes prejuízos para a empresa. 

2. Aposte em backup e criptografia para seus dados 

O backup regular e a criptografia estão entre as práticas mais eficientes para proteger as informações corporativas, devendo constar na sua estratégia de segurança. 

A criptografia é altamente segura, tendo em vista que impossibilita que os criminosos acessem suas informações, mesmo que haja roubo ou violação. Ao lançar mão da tática, garanta que a chave de criptografia esteja armazenada em local seguro (é preciso que seja um local diferente do armazenamento de backup). 

Por sua vez, o backup regular é fundamental para proteger as informações sensíveis e estratégicas (tais como dados de clientes e funcionários). Esses dados devem passar pelo processo com frequência para que se mantenham disponíveis mesmo nos casos de cibercrimes. Sendo assim, trata-se de uma prática crucial para manter a continuidade das operações diante de eventos adversos. 

3. Proteja seus sistemas com as soluções certas de TI 

A maior parte das ciberameaças pode ser evitada com a simples adoção das soluções certas de TI. O departamento deve contar com ferramentas completas de gerenciamento de antivírus, o que inclui a proteção de sistemas e dispositivos corporativos contra ataques digitais, vírus e malware. 

Além disso, contar com parceiros especializados em cibersegurança é altamente recomendado, obtendo uma supervisão constante acerca das informações e dados mais sensíveis e estratégicos. A terceirização dessas atividades também representa uma economia significativa de recursos, tempo e esforços. 

4. Eduque seus colaboradores em práticas de cibersegurança 

A maioria dos ciberataques no ambiente corporativos ocorre devido a erros humanos de funcionários, que acabam contribuindo para que hackers acessem o sistema empresarial e tirem vantagens dos dados. 

Por esse motivo, uma estratégia eficaz de cibersegurança só está completa quando há o treinamento de todo o time nas melhores práticas de proteção. Essa educação deve englobar precaução com tentativas de phishing, fraudes e outras táticas de engenharia social. 

Os colaboradores devem ser ensinados, ainda, sobre o uso seguro do e-mail e dos dispositivos do negócio, assim como o acesso a dados corporativos fora do ambiente do escritório. 

Fonte: Latest Hacking News 

Deixe um comentário

×