O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) e oito estados norte-americanos abriram um processo contra o Google alegando que ele tem muito poder sobre o mercado de anúncios online.

O Google acusou o DOJ de «replicar um argumento falho». A publicidade online representa a maior parte da receita multibilionária do Google. O Google é o líder de mercado, mas sua fatia da receita total de anúncios digitais nos EUA caiu de 36,7% em 2016 para 28,8% em 2022, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Insider Intelligence.

Garland alegou que a conduta anticompetitiva do Google se estendia a três áreas principais

Como resultado do esquema do Google, «os criadores de sites ganham menos e os anunciantes pagam mais», disse Garland. Mas em um comunicado à BBC, o Google disse que a ação legal «tenta escolher vencedores e perdedores no altamente competitivo setor de tecnologia de publicidade.»Isso duplica em grande parte um processo infundado do procurador-geral do Texas, muitos dos quais foram recentemente rejeitados por um tribunal federal.

Oito estados

A queixa de quase 150 páginas acusa o Google de violações da lei antitruste dos EUA e visa «interromper o esquema anticompetitivo do Google, desfazer o monopólio do Google no mercado e restaurar a concorrência na publicidade digital». A queixa do Departamento de Justiça pede ao tribunal que obrigue o Google a alienar partes de seu negócio de publicidade.

Leia Mais: https://www.bbc.com/news/technology-64393868

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