De acordo com especialistas da Check Point Research, o número de anúncios de venda de falsas vacinas aumentou 300% nos últimos três meses. As ofertas dos cibercriminosos, que são realizadas na Darknet, também envolvem certificados falsos de vacinação e resultados negativos de COVID-19.  

Para ter acesso ao certificado falsificado, os usuários só precisam enviar seus dados e o dinheiro via e-mail para receber o documento. Os especialistas em cibersegurança verificaram até mesmo promoções especiais:em menos de 24 horas, os viajantes podem comprar um teste COVID-19 negativo na oferta “compre 3, pague 2” por US$ 25. Os anúncios comercializando supostas vacinas contra a COVID-19  se expandiram para oferecer Johnson & Johnson, AstraZeneca, Sputnik e SinoPharm a partir de US$ 500.

A Darknet corresponde a uma parte da Internet invisível para os mecanismos de busca, na qual se trocam recursos ilícitos, como números de cartões de crédito roubados, drogas, ciberarmas, softwares maliciosos, entre outros, que permitam acessar computadores e dispositivos móveis e, mais recentemente, serviços relacionados com o coronavírus. Em janeiro de 2021, a Check Point reportou as centenas de anúncios na Darknet que promoviam a venda de vacinas. Agora, além deste número ter triplicado, ultrapassando 1.200 anúncios, encontram-se também outras ofertas que prometem certificados de vacinação ou resultados negativos de testes à COVID-19, todos falsos.

FONTE/LEIA MAIS: TI INSIDE

Deixe um comentário

×