A gangue cibercriminosa que derrubou os sistemas de um grande gasoduto de combustíveis dos Estados Unidos, no último fim de semana, se declarou sobre o incidente em pronunciamento público. 

“Nosso objetivo é fazer dinheiro, e não criar problemas para a sociedade”, a gangue DarkSide escreveu em seu website. 

Os EUA acionaram a legislação de emergência após a Colonial Pipeline (o gasoduto impactado) ter sido afetada por um ataque de ransomware. 

Vale mencionar que o gasoduto carrega 2,5 milhões de barris por dia, o que representa 45% dos suprimentos de diesel, petróleo e combustível para avião da Costa Leste americana. Depois do cibercrime, a operadora da empresa ficou offline na última sexta-feira – os esforços para restaurar o serviço ainda estão em andamento. 

De acordo com os hackers da DarkSide, o incidente foi “apolítico”. Em sua declaração, a gangue afirmou que não “participa da geopolítica” e que não há necessidade de buscar possíveis ligações governamentais no ataque. 

O grupo também revelou que não estava ciente de que a Colonial foi atacada por um dos seus afiliados, acrescentando que “a partir de hoje, introduziremos a moderação e verificaremos cada companhia que nossos parceiros desejarem criptografar para evitar consequências sociais no futuro”. 

FONTE/LEIA MAIS: BBC News 

Créditos da imagem: Boskampi por Pixabay 

Deixe um comentário

×