Em todo o mundo, o segmento de serviços de nuvem pública, incluindo Infraestrutura como Serviço (IaaS), Software de Infraestrutura de Sistema como Serviço (SISaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço ( SaaS), cresceu 24,1% ano a ano em 2020, com receitas totalizando US$ 312 bilhões, de acordo com o estudo IDC Worldwide Semiannual Public Cloud Services Tracker.

Os gastos continuaram a se consolidar em 2020 com a receita combinada dos 5 principais provedores de serviços de nuvem pública (Amazon Web Services, Microsoft, Salesforce.com, Google e Oracle) capturando 38% do total mundial e crescendo 32% ano após ano. Graças a um portfólio em expansão de ofertas de SaaS e SISaaS, a Microsoft agora compartilha a posição de liderança com a Amazon Web Services em todo o mercado de serviços de nuvem pública, com ambas as empresas detendo 12,8% de participação nas receitas do ano.

“O acesso a recursos compartilhados de infraestrutura, dados e aplicativos em nuvens públicas desempenhou um papel crítico em ajudar organizações e indivíduos a enfrentar as interrupções do ano passado”, disse Rick Villars, vice-presidente do grupo de Pesquisa Mundial da IDC. “Nos próximos anos, a capacidade das empresas de administrar um portfólio crescente de serviços em nuvem será a base para a introdução de maior automação nos processos de negócios e TI, ao mesmo tempo que se torna mais resiliente digitalmente.”

FONTE/SAIBA MAIS: TI Inside 
Créditos da imagem: 200 Degrees por Pixabay 

Deixe um comentário

×