Ninguém duvida de que a Internet das Coisas ou Internet of Things (Iot) é uma das grandes revoluções dos nossos tempos. O fenômeno, é claro, já está presente no nosso dia a dia – prova disso são os dispositivos inteligentes, como a Alexa da Amazon, que vendeu mais de 200 milhões de unidades somente em 2019.

Vale lembrar que, quando estamos falando do conceito, estamos nos referindo a uma grande variedade de dispositivos que se conectam entre si e com o usuário, fazendo uso de softwares e sensores inteligentes. Desde os smartwatches aos smartphones, passando por eletrodomésticos e carros inteligentes, os objetos físicos que englobam o universo das IoT são os mais diversos. 

Além da transformação que já opera no mundo, a Internet das Coisas também delineia um futuro impactante para trazer mais produtividade, conforto, saúde e avanços inovadores. 

A seguir, confira as principais tendências da área e saiba o que podemos esperar para os próximos anos! 

8 tendências de destaque em Internet das Coisas para o futuro próximo 

Cibersegurança para IoT 

Quem acompanha as atualizações do setor sabe que a cibersegurança é uma grande tendência do setor de TI em geral, e não apenas da Internet das Coisas. No ramo da Iot, a relação se dá principalmente pelo aumento no número de dispositivos online, o que aumenta também a preocupação com segurança nos negócios. 

Nesse sentido, espera-se que a rede e o volume de dados cresçam de forma significativa nos próximos anos, o que voltará o foco para a necessidade de proteção cibernética em IoT. De fato, essa demanda deverá passar por um crescimento exponencial nos próximos anos, tendo em vista que cada vez mais usuários vão armazenar seus dados na nuvem. 

Dispositivos para casas inteligentes 

Os dispositivos de IoT aplicados a automações domésticas estão cada vez mais em alta e devem se fortalecer no curto prazo, o que fica explícito no sucesso já mencionado da Alexa da Amazon. 

Não é por menos: esses produtos estão se transformando em aparelhos altamente inovadores e intuitivos. Muito mais do que automatizar ações e tarefas diversas, a tecnologia também abrange a segurança da casa e dos seus moradores. 

Outro ponto interessante que vale ser citado são dispositivos como termostatos e luzes inteligentes, que ajudam a reduzir o consumo de energia e as contas ao final do mês. 

Sensores inteligentes 

Sim, o mercado de sensores é outra tendência importante que vem ganhando atenção na perspectiva da Internet das Coisas. Tornando-se mais inteligentes, as novidades em sensores vão conseguir detectar uma ampla gama de eventos e possibilidades, aplicando-se a diferentes contextos. 

Na área, outra aposta é o desenvolvimento de novos algoritmos para extrair e analisar mais informações das tecnologias já existentes em sensores, aprimorando os processos atuais. 

Crescimento de aplicações de IoT no segmento da saúde 

A expectativa é que a área de aplicações de IoT para o campo de saúde e assistência médica tenha um crescimento de 26,2% até 2021. Hoje, inclusive,  a área de Internet das Coisas já conta com uma grande variedade de aplicações inseridas no ambiente médico. 

No futuro próximo, a expectativa é que novas oportunidades se abram no setor de saúde com o desenvolvimento de novos apps. Exemplos são a melhoria na assistência e no tratamento médico a distância, auxiliando os profissionais a aumentarem a eficiência e a qualidade do atendimento. 

Por sua vez, os wearables inteligentes (tecnologias “vestíveis”) e implantes serão capazes de registrar diversos parâmetros de saúde dos usuários em geral. As atualizações em tempo real das condições médicas do paciente também poderão ser enviadas rapidamente para o médico ou profissional responsável. 

Novidades em UX (User Experience

A experiência do usuário (UX) em IoT também será impulsionada por novas tecnologias e técnicas de design. 

Cada vez mais, afinal, interações serão feitas com dispositivos que não têm teclados e telas – a partir daí, os designers de UX das empresas precisarão adotar tecnologias e pontos de vista inovadores para manter e aumentar a qualidade da experiência, estimulando o uso e a retenção. 

Nesse cenário, quatro aspectos valiosos serão as alavancas para os ajustes em UX: 

  • novidades na arquitetura das aplicações;
  • contexto de experiências e experiências socialmente conscientes;
  • novos sensores;
  • novos algoritmos. 

Internet das Coisas nos apps de varejo 

A indústria do e-commerce e do varejo serão diretamente beneficiadas: a cadeia de suprimentos do varejo, por exemplo, será muito mais eficiente com a adoção de apps IoT para dispositivos móveis. Pegando carona na UX, é esperado também que a experiência da compra online seja melhorada para consumidores de todo mundo.

A personalização da experiência de compra também será outra área impactada: isso ocorrerá com anúncios de aplicativos baseados no histórico de consumo. Além das notificações (que já ocorrem atualmente), os apps mobile de IoT guiarão os usuários para suas lojas favoritas com mapas in-site

Inteligência Artificial (IA) 

Essa é uma das principais tendências em IoT conforme o ranking do Instituto Gartner, que prevê 25 bilhões de dispositivos e objetos conectados em uso até 2021. Isso, claro, é sinônimo da geração de um gigantesco volume de dados. 

Nesse cenário, a Inteligência Artificial (IA) é a tecnologia por trás da capacidade de aprendizagem e intuição dos dispositivos, que vão se tornando mais sofisticados com o uso. Nos próximos anos, a IA será aplicada a um grande leque de recursos da IoT, a exemplo de imagens, vídeos, dados do sensor, fala e atividade de tráfego de rede. 

Nesse cenário tão promissor, os fornecedores de TI continuarão a investir intensamente no segmento da Inteligência Artificial. 

Melhora e facilidade de deslocamento pelas cidades 

É isso mesmo: em 2021 e além, veremos impactos da IoT nas formas de deslocamento e trânsito nas grandes cidades.  Idosos, estudantes e profissionais em geral serão beneficiados em sua locomoção. Alguns exemplos de como a tecnologia será aplicada no para amenizar e melhorar o tráfego são: 

  • mais confiança no transporte público com navegação via apps; 
  • apps mobile baseados em IoT devem melhorar a transferência dos indivíduos entre diferentes meios de transporte (como ônibus e metrô);
  • luzes inteligentes vão aumentar a segurança dos pedestres nas calçadas;
  • novos apps orientados por dados farão uma grande diferença na facilidade para encontrar vagas de estacionamento.

A revolução da Internet das Coisas já é uma realidade, com um potencial ainda maior para promover transformações impactantes na indústria de aplicações mobile e nos mais diversos segmentos do mercado. De maneira mais ou menos indireta, não há dúvidas de que a IoT guiará o futuro de praticamente todas as áreas de atuação. 

E aí, gostou do conteúdo? Aproveite para saber mais sobre tecnologia disruptiva e como adaptar seu negócio às novas tendências do mercado! 

Créditos da imagem de destaque: freepik

Deixe um comentário

×