O jornal britânico The Guardian confirmou que seus sistemas foram atingidos por um “sério incidente de TI”, que acredita ser provavelmente um ataque de ransomware .

O Guardian, cujo editor de mídia foi o primeiro a relatar o incidente , disse que o incidente começou na noite de terça-feira e afetou partes da infraestrutura de TI da empresa.

“Houve um incidente grave que afetou nossa rede e sistemas de TI nas últimas 24 horas”, disse Anna Bateson, executiva-chefe do Guardian Media Group, e Katharine Viner, editora-chefe, em nota aos funcionários: “Acreditamos que seja um ataque de ransomware, mas continuamos a considerar todas as possibilidades.”

Como resultado, a editora disse que está enfrentando interrupções nos serviços “nos bastidores” e os funcionários foram instruídos a trabalhar remotamente pelo resto da semana. No entanto, a empresa diz que a publicação online não foi afetada, acrescentando que estava “confiante” de que ainda poderia produzir o jornal impresso de quinta-feira.

Mais detalhes sobre o ataque permanecem vagos e não está claro como os sistemas do The Guardian foram comprometidos, se os dados foram roubados ou se recebeu um pedido de resgate. Os agentes de ransomware geralmente exfiltram e ameaçam publicar os dados pessoais da vítima, a menos que um pedido de resgate seja pago.

Também não está claro quem está por trás do ataque, e o incidente ainda não parece ter sido reivindicado por nenhum grande grupo de ransomware.

Quando contatado por e-mail, um porta-voz do The Guardian – que se recusou a fornecer seu nome – não respondeu às perguntas do TechCrunch.

Organizações de notícias tornaram-se alvos regulares de ataques cibernéticos. Em setembro, os hackers violaram os sistemas internos da Fast Company, uma publicação comercial dos Estados Unidos, para enviar notificações push ofensivas aos usuários do Apple News.

O New York Post também confirmou que foi hackeado em outubro. No entanto, a empresa posteriormente alegou que um funcionário desonesto era o culpado pela “conduta não autorizada”, mas se recusou a dizer quais evidências o jornal tinha para mostrar que o funcionário era o culpado.

Fonte Leia mais: https://techcrunch.com/2022/12/21/the-guardian-ransomware/

Deixe um comentário

×