O paradeiro de Jack Ma está voltando às manchetes cerca de um ano depois que o bilionário fundador do Alibaba desapareceu dos olhos do público.

A Bloomberg informou na segunda-feira que Ma optou por ficar no exterior, apesar dos esforços da China para restaurar a confiança nos empresários, citando fontes não identificadas. Em poucas horas, no entanto, surgiram notícias de que Ma realmente visitou uma escola K-12 financiada pelo Alibaba em Hangzhou, de acordo com um artigo publicado pela escola, Yungu.

O artigo da Bloomberg foi atualizado para refletir a aparição de Ma em Hangzhou, lar do fundador e do Alibaba, onde ele falou sobre como o ChatGPT representou um desafio para a educação durante a visita à escola.

A atenção renovada à localização de Ma ocorre em um momento em que a China está tentando expressar apoio ao setor privado após uma repressão de anos à indústria de tecnologia, incluindo o arquivamento dos planos de IPO do Ant Group , a afiliada fintech do Alibaba. O movimento levou alguns fundadores a se mudarem para o exterior e buscarem expansão além-mar .

A notícia de Ma também chega quando as empresas de tecnologia chinesas enfrentam uma pressão sem precedentes no Ocidente. Na quinta-feira passada, os legisladores dos EUA interrogaram o CEO da TikTok, Shou Zi Chew, em uma audiência no Congresso que durou cinco horas, disparando perguntas duras que trouxeram à tona as diferenças irreconciliáveis ​​entre as duas superpotências. A audiência, como disse um fundador chinês ao TechCrunch, causou um arrepio na espinha.

O TikTok não é o único que enfrenta obstáculos nos EUA Um grupo de “empresas e indivíduos” formou uma campanha “Shut Down Shein” para questionar as práticas comerciais da Shein, a gigante da moda rápida com sede em Cingapura que se tornou global domínio graças às suas cadeias de suprimentos baseadas em dados na China. Shein refutou um relatório de que corria riscos de ser fechado nos EUA.

Fonte leia mais: https://techcrunch.com/2023/03/27/alibaba-founder-jack-ma-returns-to-china-after-a-year-of-uncertainty/

Deixe um comentário

×