Você se preocupa com a segurança dos seus dados? Em tempos nos quais geramos um imenso volume de conteúdo todos os dias, essa pergunta é mais urgente do que nunca. Quando levamos esse contexto para as empresas, o quadro só fica mais sério!

Trazendo o assunto à tona, o dia 31 de março celebra o Dia Mundial do Backup. A data alerta para a importância de proteger os dados e minimizar os riscos que podem acarretar danos, violações e mesmo a perda completa de informações valiosas.  

Todo dia é dia de backup!

Para marcar a data, nada mais justo do que retomar o conceito: backup é o procedimento de fazer cópias de segurança dos arquivos e armazená-las em um diretório, sejam dispositivos físicos (tais como servidores locais) e/ou a nuvem.

Dessa forma, informações importantes podem ser recuperadas a qualquer momento caso ocorra um imprevisto (como ataques hacker, exclusão acidental, quedas de energia, pane na infraestrutura de TI, falhas técnicas gerais, perda de equipamentos etc).

O backup, portanto, é uma medida fundamental de segurança que muitas vezes garante não apenas a disponibilidade das informações, como também a própria sobrevivência dos negócios.

A importância de backups confiáveis

Em março de 2021, ocorreu um incêndio no data center da OVHcloud, um importante provedor francês de serviços em nuvem, que paralisou instantaneamente mais de 3,6 milhões de plataformas e sites online, incluindo muitas empresas de tecnologia e bancos de renome internacional.

Alguns dados foram perdidos permanentemente além da recuperação e esta não é a primeira vez que ocorre perda de dados na nuvem pública.

O que é o Dia Mundial do Backup 2023?

O Dia Mundial do Backup é comemorado em 31 de março de cada ano. É uma data feita para nos lembrar que sempre fazemos backup de nossos preciosos dados porque somos muito dependentes da tecnologia. Sempre haverá algum documento, foto ou vídeo que você nunca quer perder. No entanto, a maioria das pessoas já foi vítima de perda de dados.

Seja devido a um dispositivo de armazenamento com defeito, um celular perdido ou outras falhas tecnológicas, proteger seus arquivos importantes pode parecer impossível!

E se você perdesse tudo?

Esta é a grande pergunta proposta pelo Dia Mundial do Backup. Somos cada vez mais dependentes das informações geradas na internet e no trabalho todos os dias – só imaginar a perda total desses dados é catastrófico, não é mesmo?

A preocupação de Jaduna, quando criou a data, não era infundada: o número de pessoas e empresas que ainda não dão o devido o valor para o backup regular e ações de segurança dos dados é impressionante.

As estatísticas falam por si mesmas. De acordo com informações do site oficial do Dia Mundial do Backup,

  • 29% dos desastres de dados são acidentais;
  • 30% das pessoas nunca realizaram um backup;
  • 1 em cada 10 computadores são infectados com um vírus a cada mês;
  • 113 celulares são perdidos ou roubados a cada minuto.

Perder arquivos e dados valiosos, de forma irrecuperável, é um grande pesadelo para aqueles que perdem suas memórias e informações pessoais. Para as organizações, entretanto, muitas vezes tudo é ainda mais grave: a perda/violação de dados pode colocar a privacidade dos clientes e a estabilidade do negócio em sério risco.

Saiba Mais: 6 maneiras como seu negócio pode perder dados valiosos

 

Dia Mundial do Backup: conheça a história da data

A ideia de uma data global para reforçar a importância do backup surgiu em 2011, vinda de um universitário de 24 anos de Ohio (EUA), Ismail Jaduna. Ele estava conversando em uma comunidade do Reddit (uma rede social de fóruns sobre notícias) quando teve o insight de criar o dia.

Vale notar que a criação de uma data especial para o processo não estava relacionada com as vantagens do backup, mas com o dado de que a maioria dos países não tinha a preocupação de fazer cópias de segurança das suas informações mais críticas e importantes.

O objetivo por detrás do Dia Mundial do Backup, assim, é aumentar a consciência e o aprendizado das pessoas sobre o papel cada vez maior dos dados nas nossas vidas e a grande importância dos backups regulares. back

A iniciativa independente ganhou o mundo e ganha cada vez mais relevância em uma realidade em que as ações sobre segurança da informação são urgentes.

Saiba Mais: Sem backup: 5 casos impressionantes de perda de dados que marcaram a história

 

Sua empresa está preparada para o pior?

Sua empresa conta com uma política de backup e realiza backups regularmente? Quando o assunto é segurança da informação, em qual patamar seu negócio está?

A esse ponto, vale ressaltar que muitas empresas até fazem backup, mas seus processos não tem constância, monitoramento e/ou qualidade. Muito mais do que apenas fazer as cópias de segurança, é preciso acompanhar todo o processo para identificar possíveis falhas e criar as melhores estratégias.

Clique aqui para saber por que o backup corporativo precisa de monitoramento constante!

Além disso, é preciso que você se faça algumas perguntas-chave antes de implementar uma estratégia de backup na empresa, tais como:

  • Quais são os dados mais importantes e críticos da empresa?
  • Com que frequência devo fazer o backup desses dados (ou qual a estratégia a ser aplicada?)
  • Quais equipamentos e tecnologias serão aplicados no backup?
  • Qual é a capacidade de armazenamento necessária?
  • Quando os backups serão agendados?
  • Quem ficará responsável pela execução e pelo acompanhamento do processo?

Qual é a melhor solução de backup para as empresas?

Basicamente, o backup pode ser feito de duas maneiras: o backup que é armazenado em dispositivos físicos (como servidores locais, pendrive, HD externo) e o backup na nuvem.

A primeira opção, mais antiga e tradicional, perde em muitos quesitos. Isso porque, armazenadas em ambientes físicos, as cópias de segurança ficam vulneráveis à perda, roubo, desastres naturais (que podem ocasionar queda de energia e panes gerais), falhas técnicas e exclusão acidental de arquivos por parte de algum funcionário, para citar alguns exemplos.

Grande advento da cloud computing, o backup na nuvem passou a ser ferramenta fundamental em se tratando da proteção de dados. Nessa modalidade, as cópias dos dados são armazenadas em servidores remotos, também baseados em nuvem, utilizando um link da internet.

O backup na nuvem, em outras palavras, salva as informações de forma externa, por meio da web. Esse tipo de backup traz inúmeras vantagens, incluindo segurança, custo-benefício (você paga apenas pelo espaço utilizado da nuvem), escalabilidade, acessibilidade e facilidade de gestão.

A princípio, o backup na nuvem é a opção mais recomendada pelas empresas, que geralmente têm um grande volume de informações críticas. O ideal, entretanto, é que as empresas aliem ambas as estratégias, associando o backup na nuvem a uma forma de armazenamento físico (em geral, servidores locais).

Dessa maneira, a segurança dos dados fica garantida e as informações permanecem disponíveis durante quaisquer crises, problemas ou imprevistos.

Clique para conhecer os serviços de backup da Backup Garantido!

Comece agora mesmo a garantir a segurança dos seus dados!

Para comemorar o Dia Mundial do Backup fazendo jus à data, nada melhor do que investir na segurança dos seus dados corporativos (e pessoais, é claro).

Muito além de uma despesa, o procedimento é um reconhecimento de que as informações mais valiosas dos negócios e dos clientes têm grande valor.

Ao investir em backup, você garante que os processos da sua empresa continuarão a rodar normalmente mesmo se ocorrerem problemas, evitando grandes prejuízos financeiros e de reputação no mercado.

Clique aqui para solicitar um contato da Backup Garantido e vamos conversar sobre as necessidades da sua empresa!

Deixe um comentário

×