O Internal Revenue Service (IRS) planeja enviar quatro agentes especializados em investigação de crimes cibernéticos para a Austrália, Cingapura, Colômbia e Alemanha a partir deste verão. Esses quatro novos cargos representam um aumento significativo nos esforços globais do IRS para combater crimes cibernéticos, como os que envolvem criptomoeda, finanças descentralizadas e serviços de lavagem de cripto.

Nos últimos anos, os agentes que trabalham para o ramo de Investigação Criminal do IRS (IRS-CI) tiveram um papel fundamental na investigação de crimes na dark web como parte de operações internacionais marcantes: o fechamento do mercado de serviços de drogas e hackers AlphaBay junto com a prisão de seu administrador ; a apreensão do maior site de abuso infantil da internet ; e a derrubada de um mercado de números de Seguro Social roubados , entre vários outros .

Até agora, o IRS tinha apenas um investigador cibernético no exterior, em Haia, Holanda, trabalhando principalmente junto à Europol desde 2021. A expansão foi revelada pela primeira vez por Guy Ficco, diretor executivo do IRS para política de operações globais e suporte ao IRS-CI, durante um painel na conferência Chainalysis Links em 4 de abril.

“Começando realmente agora, faremos um piloto para cargos adicionais, colocando adidos cibernéticos dedicados em Bogotá, na Colômbia, em Frankfurt, na Alemanha, em Cingapura e em Sydney, na Austrália”, disse Ficco. “Acho que os benefícios foram – pelo menos com Haia e com os cargos da Europol – muito tangíveis.”

A porta-voz do IRS, Carissa Cutrell, disse ao TechCrunch em um e-mail que os quatro novos cargos fazem parte de um programa piloto que durará 120 dias, de junho a setembro de 2023, e foi criado “para ajudar a combater o uso de criptomoeda, finanças descentralizadas e serviços mistos em crimes financeiros e fiscais internacionais”.

Após o programa piloto de 120 dias, a Receita Federal avaliará se continua tendo os agentes nos novos países.

“O sucesso dependerá da capacidade dos adidos de trabalhar cooperativamente e treinar nossos colegas estrangeiros de aplicação da lei e construir pistas para investigações criminais”, disse Cutrell.

Fonte leia mais: https://techcrunch.com/2023/04/21/the-irs-is-sending-four-investigators-across-the-world-to-fight-cybercrime/

Deixe um comentário

×