O lixo eletrônico consiste em produtos eletrônicos indesejados, não funcionais e próximos ou no final da sua vida útil. Esses resíduos podem incluir computadores obsoletos, smartphones, roteadores, cabos, drives e outros dispositivos tecnológicos que se tornaram úteis.
A TI, é uma das mais importantes fontes de lixo eletrônico nas empresas. Em algum momento, equipamentos antigos precisarão ser retirados, mas você precisa de um plano formal de como fazer isso? As cepas de resistência de hoje dizem que sim. A TI e os seus gerentes devem adotar práticas responsáveis ​​ao pensar em como descartar o lixo eletrônico e se engajar no desenvolvimento sustentável.

É por isso que a Microsoft comprometeu-se a ser neutra em carbono até 2030, e consultores de TI como a Accenture estão comprometidos em alcançar metas líquidas de desperdício e água até 2025.
“Uma pesquisa da Accenture com 3.200 executivos descobriu que mais de 80% dos CIOs e CTOs acreditam, que a sustentabilidade pode influenciar a estratégia de crescimento, otimização de custos, design organizacional e muitas outras áreas críticas de desenvolvimento de negócios”, disse a Accenture em agosto em um post de blog. “Na verdade, uma nova pesquisa da Accenture mostra que 8% das empresas dizem que as iniciativas de sustentabilidade baseadas em tecnologia aumentam a receita por meio de melhores produtos, melhores experiências do cliente e atraem os melhores talentos”.

Como o desenvolvimento sustentável e o lixo eletrônico se encaixam em uma estratégia de TI?

ESG (Environmental, Social, Governance), que originalmente surgiu do movimento ambiental na década de 1960, está agora no centro da política pública e privada devido a questões climáticas. Mudar enfrentar As empresas estão sob pressão dos acionistas que querem saber o que essas empresas estão fazendo para melhorar o meio ambiente, reduzindo as emissões de carbono e reciclando o lixo.

Em alguns casos, as iniciativas ESG são impulsionadas por governos e grandes clientes corporativos. O governo faz isso por meio de regulamentação. As grandes empresas fazem isso exigindo que os seus fornecedores menores desenvolvam iniciativas ESG para conquistar os seus negócios.

Leia Mais: https://www.informationweek.com/sustainability/it-s-role-in-sustainability-and-e-waste

Deixe um comentário

×