Nos dias de hoje, podemos afirmar com tranquilidade que os negócios não só são baseados em informações, como também são movidos por informações

Em tempos digitais, de troca de e-mails, sistemas inovadores e geração de um imenso volume diário de dados, falar sobre segurança da informação nunca foi tão urgente (ou tão importante).

Nesse cenário, uma potencial perda ou violação de dados valiosos da empresa ou dos clientes é um desastre cada vez mais temido pelas organizações – e não por acaso. Acidentes graves com informações podem levar os negócios até mesmo a fechar as portas.

A prática estratégica de backup, como não poderia deixar de ser, é um pilar indispensável para a proteção aos dados. Mas afinal, qual é a abordagem de backup mais confiável? A seguir, saiba mais sobre o backup híbrido e por que a solução é a mais indicada para as organizações!

O dilema do armazenamento

Quando o assunto é backup (ou seja, a criação de cópias de segurança dos dados para garantir que eles possam ser resgatados em casos de imprevistos ou desastres), há um dilema comum que ronda os profissionais responsáveis: o armazenamento.

Se o armazenamento é realizado em dispositivos físicos (como servidores locais), os dados estão vulneráveis a possíveis roubos, panes gerais, quedas de energia que afetem toda a empresa e outros desastres/acidentes que podem ocorrer no ambiente dos servidores.

Por outro lado, se o armazenamento em nuvem ou virtual é mais seguro e confiável, ainda há pequenas chances de que as senhas utilizadas sejam fracas ou  de que os servidores remotos apresentem problemas em manter 100% da disponibilidade dos arquivos.

Diante desse impasse, o que fazer? A resposta é o backup híbrido, sobre o qual saberemos mais a seguir.

Afinal, o que é Backup Híbrido?

O backup híbrido, como o próprio nome revela, é uma solução corporativa de backup na qual os dados ficam disponíveis em dois ou mais locais.

A modalidade mais indicada e utilizada de backup híbrido, nesse sentido, é armazenar as cópias das informações em um data center (ou servidores locais) e também na nuvem, apostando em um backup simultaneamente físico e virtual.  

Dessa forma, resolve-se o quadro problemático que mencionamos acima: quando uma das modalidades de backup se torna indisponível (temporária ou permanentemente), a outra continua a operar, garantindo a segurança dos dados valiosos da sua empresa – e a continuidade do trabalho.

Vale mencionar que, no backup híbrido, o backup e a restauração são capazes de atuar em diferentes sistemas operacionais (incluindo a nuvem). Por esse motivo, além de ser prática e flexível, a solução híbrida potencializa a confiabilidade do processo, visto que as informações são distribuídas em diferentes locais.

teste-gratuito

Por que optar pela solução é tão interessante?

Armazenar as cópias dos dados em dois ou mais locais, como vimos, maximiza a segurança dos mesmos, garantindo a disponibilidade e o resgate das informações ainda que ocorram imprevistos ou acidentes.

Assim, podemos dizer que a abordagem híbrida aumenta a proteção aos dados e também a agilidade da recuperação, oferecendo flexibilidade e controle completo dos arquivos e dos locais de armazenamento.

Dentre as principais vantagens do backup híbrido, podemos citar:

Gestão Centralizada

Ao gerenciar um grande volume de dados ou diversas informações de clientes, toda otimização conta. As soluções em nuvem, nesse sentido, permitem centralizar a administração de dados, possibilitando o acesso a estruturas de TI remotas e indicando as métricas sobre o funcionamento dos backups, indicando possíveis problemas e facilitando o processo de recuperação.

Flexibilidade na Gestão de Armazenamento

Ao contar com uma solução de backup híbrido, você adquire mais opções para gerenciar o armazenamento de diferentes dados. Enquanto as informações mais críticas podem ser copiadas para servidores locais (propiciando rápida recuperação), também podem ganhar proteção adicional com o backup na nuvem.

Já dados menos estratégicos ou críticos podem ser salvos diretamente na cloud, proporcionando economia em relação à infraestrutura física e às estações de trabalho, que geram altos custos de manutenção.

Grande Cobertura

A solução híbrida também possibilita realizar o backup de diferentes dispositivos, incluindo servidores físicos e virtuais, desktops e notebooks. Propicia, ainda, alternativas adicionais para recuperação dos dados. O próprio usuário de um desktop, por exemplo, consegue restaurar arquivos perdidos.

Ampliando as possibilidades, vale lembrar também que os dados de um servidor local não precisam ser recuperados nesse mesmo hardware, podem ser restaurados na nuvem. O melhor caminho pode ser escolhido a depender das necessidades da empresa ou do cliente.  

Segurança Redobrada e Performance confiável

O backup em nuvem oferece confiabilidade e agilidade excepcionais, atendendo às demandas cada vez mais exigentes das organizações em relação à gestão de dados. A modalidade híbrida, nesse sentido, permite combinar a alta performance da cloud com a recuperação extremamente rápida dos backups locais, atendendo às necessidades de diferentes cenários.

Vale enfatizar, assim, que o backup híbrido garante a segurança em duas direções, evitando que sua empresa e seus clientes dependam apenas dos servidores locais (que estão vulneráveis a alagamentos, incêndios, roubos, quedas de energia e outras variáveis ambientais).

Economia e Prevenção

É importante notar que o backup híbrido (parte nuvem, parte local) já é a escolha da maioria das empresas para seus planos de proteção de dados. O backup realizado em fitas ou manualmente, afinal de contas, ficou no passado!

Hoje, o advento da cloud computing e a preocupação urgente com a segurança da informação têm tornado os mecanismos de proteção mais sofisticados, mais estratégicos e mais confiáveis.

Nesse cenário, apostar no backup híbrido não só é mais seguro (porque “espalha” as informações em diferentes pontos de rede), mas também mais econômico: é importante ter em mente que a modalidade híbrida não é mais cara do que manter uma infraestrutura física, e ainda previne os prejuízos de reputação e financeiros de uma possível perda de dados.

De forma geral, o investimento inicial da solução é baixo, e ainda há a possibilidade de planejar os custos mensais com antecedência. Isso porque uma parcela considerável do backup fica hospedado na nuvem, um serviço que permite que cada usuário ou negócio pague apenas pelo espaço de armazenamento utilizado.

Se o serviço for terceirizado, há ainda mais vantagens financeiras: dessa forma, elimina-se os custos com especialização de mão de obra e manutenção.

Possibilidade de terceirização: mais economia, mais expertise

O corte de custos com pessoal especializado na empresa e manutenção não são as únicas vantagens de terceirizar o backup híbrido.

Contar com o apoio de um bom fornecedor vai garantir a expertise necessária para o processo (que exige monitoramento estratégico e cumprimento de regulamentações) e permitirá que a equipe interna tenha mais foco em tarefas relacionadas ao core da empresa. Além disso, uma recuperação de dados que tomaria muito tempo e esforços do time poderá ser feita em poucos minutos e de maneira remota.

Conheça as soluções de backup híbrido da Backup Garantido e entre em contato conosco para conversarmos sobre a melhor opção para a segurança dos dados do seu negócio!

Deixe um comentário

×